Pedagogia e Supervisão Clínica em Enfermagem

Código

02016844

Créditos ECTS

4

Objetivos

1. Desenvolver conhecimentos na aplicação de modelos de educação para a saúde e cidadania no contexto da promoção da saúde da mulher/família ao longo do ciclo reprodutivo
2. Desenvolver competências metodológicas necessárias à construção do projeto de intervenção formativa (PIF)
3. Planear as atividades inerentes à consecução do projeto, dando ênfase à prática da enfermagem especializada
4. Elaborar o projeto de intervenção formativa
5. Desenvolver competências de comunicação oral e de argumentação
6. Desenvolver uma atitude critico-reflexiva sobre a dimensão pessoal e interpessoal no processo de supervisão clínica.

Programa

- O formal e o informal na educação para a saúde e cidadania: teorias e estratégias
- Conceitos, planeamento e programação de atividades pedagógicas.
- Organização da formação: Levantamento de necessidades de formação, elaboração do plano, concretização e avaliação da formação.
- Metodologia de projeto
- Sobre a competência e certificação de competências
- O pensamento crítico/reflexivo na supervisão clínica
- A reflexão sobre cenários de prática de supervisão

Métodos de Ensino

Durante o desenvolvimento da UC procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação e a integração de saberes, de forma a promover a clarificação e análise dos conceitos inerentes à educação para a saúde e à supervisão clínica. Nas sessões letivas teóricas recorre-se ao uso do método expositivo para apresentar os conteúdos e iniciar a discussão ou, no final do debate realizar a sua síntese. As horas teóricas – práticas destinam-se à construção do projeto de intervenção formativa, complementados por orientação tutorial individualizada.
Para as horas de trabalho autónomo serão disponibilizados materiais que ajudem a aprofundar ou consolidar o  conhecimento.

Bibliografia

Carvalhal R. Parcerias na formação. Papel dos orientadores clínicos: Perspectiva dos actores. Lisboa: Lusociência; 2003.
Carvalho A, Carvalho G. Educação para a saúde: Conceitos, práticas e necessidades de formação - um estudo sobre as práticas de Educação para a saúde, dos enfermeiros. Loures: Lusociência; 2006.
Freshwater D, Taylor B, Sherwood G. International Textbook of Reflective Practice in Nursing. Hoboken, Nova Jersey, EUA: Blackwell Pub;
2008.
Johns. Becoming a reflective practitioner (5th ed.). Chichester: John Wiley and Sons; 2017.
Lynch L, Hancox K, Happell B, Parker J. Clinical Supervision for Nurses. Chichester. UK: Wiley-Blackwell; 2008.
Milne. Evidence-based clinical supervision: Principles and practice. Chichester: BPS Blackwell; 2009.
Nogueira C, Silva I. Cidadania: Construção de novas práticas em contexto educativo. Porto: Edições Asa; 2001.
Rodrigues M, Pereira A, Barroso T. Educação para a saúde: Formação pedagógica de educadores de saúde. Coimbra: Formasau; 2005.

Método de Avaliação

  • Apresentação e Discussão - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %