Enfermagem de Neonatologia

Código

02016833

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Desenvolver competências na prestação de cuidados ao recém-nascido;
2. Adquirir competências que permitam o diagnóstico de situações de risco neonatal;
3. Saber intervir de acordo com as atuais guidelines na reanimação do recém-nascido;
4. Conhecer a estratégias ambientais na promoção do desenvolvimento do neonato.

Programa

- Evolução histórica da assistência ao neonato.
- Adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina.
- Classificação e características do recém-nascido.
- Fisiologia e patologia neonatal.
- Problemas de saúde do recém-nascido.
- Ambiente em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais;
- Cuidado desenvolvimental.
- Parentalidade em Neonatologia.
- Reanimação neonatal.
- Proteção, promoção e apoio no aleitamento materno.
- Apoio na alimentação com LHA.
- Crescimento e desenvolvimento do recém-nascido.

Métodos de Ensino

Durante o desenvolvimento da UC procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação e a integração de saberes. Nas sessões letivas teóricas recorre-se ao uso do método expositivo para apresentar os conteúdos e iniciar a discussão ou, no final do debate realizar a sua síntese. Nas horas teórico – práticas são articulados os saberes teóricos com a prática simulada.
Para as horas de trabalho autónomo serão disponibilizados materiais que ajudem a aprofundar ou consolidar o conhecimento.

Bibliografia

Diaz ZM, Fernandes SMGC, Correia S. Dificuldades dos pais com bebés internados numa Unidade de Neonatologia. Revista de Enfermagem Referência.2014, Série IV: 85-93.
Instituto Nacional de Emergência Médica. Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico. Departamento de Formação em Emergência Médica. Versão 3.0. 1ª Edição; 2017.
KleinV, Gaspardo C, Linhares M. Dor, autoregulação e temperamento em recém- nascidos pré-termo de alto risco. Psicologia: reflexão e
critica. 2011; 24(3): 504-512.
Nightlinger K. (2011). Developmentally Supportive Care in the Neonatal Intensive Care Unit: An Occupational Therapist’s Role. Neonatal Network. 2011; 30(4): 243-248.
Roque SSG, Costa MGFA. Preparação dos pais para o cuidado ao recém-nascido após a alta: avaliação dos registos de enfermagem. Milenium. 2014: 47-60.
Silva CAB, Moraes SR, Chaves EMC [et al]. Alta hospitalar e o cuidado do recém-nascido prematuro no domicílio: vivência materna. Esc Anna Nery. 2013; 17(2): 277-283.

Método de Avaliação

  • Apresentação e discussão do trabalho de grupo - 40 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60 %