Enfermagem da Mulher e da Família II

Código

02016800

Créditos ECTS

12

Objetivos

1. Conhecer os processos de saúde na mulher/família ao longo do ciclo reprodutivo e no trabalho de parto (TP), parto e puerpério
2. Conhecer os processos que integram as complicações e a patologia aguda e/ou crónica concomitante com o trabalho de parto e parto
3. Integrar o conhecimento para conceber, planear, coordenar, supervisionar, implementar e avaliar intervenções de enfermagem
especializada na resolução de problemas de saúde e situações de urgência/emergência obstétrica da parturiente, RN e família.
4. Reconhecer o potencial da educação para a saúde nas intervenções de enfermagem à mulher e família, ao longo do ciclo reprodutivo
5. Integrar o conhecimento para conceber, planear, coordenar, supervisionar, implementar e avaliar programas e projetos de intervenção, na gravidez e na preparação para a parentalidade
6. Analisar situações / casos de forma crítica e fundamentada na evidência científica
7. Utilizar linguagem técnica, escrita e oral, adequando-a a diferentes contextos.

Programa

Fisiologia, sinais e sintomas dos quatro estadios do TP
Cuidados ao pavimento pélvico: pré e pós-parto
Avaliação do bem-estar materno-fetal durante o TP
Controle da dor no trabalho de parto, parto e puerpério
Medidas de conforto nos quatro estádios do TP
Analgesia, anestesia e reanimação
Mecanismo e técnica do parto e correção cirúrgica do períneo
Parto normal
Gravidez e parto gemelar; parto prematuro; parto pélvico
Intervenção de enfermagem no parto distócico, distocia de ombros e prolapso do cordão
Processo fisiológico da dequitadura e princípios de condução ativa na dequitadura
Adaptação do recém-nascido à vida extrauterina
Exame físico e neurológico do recém-nascido
Validação das competências do recém-nascido e promoção do aleitamento materno
Pós-parto cirúrgico
Recuperação física e emocional da mulher no período pós-parto
Preparação para a alta da puérpera e recém-nascido
Emergências obstétricas
Perda gestacional/fetal/neonatal
Complicações no TP, parto e puerpério e/ou patologia

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão agrupados em blocos temáticos e trabalhados em sessões letivas teóricas, integrando os vários conhecimentos, para a compreensão dos conceitos essenciais, pesquisa científica de sustentação prática de enfermagem especializada baseada na evidência científica e metodologias ativas de formação incluindo a resolução de problemas e a prática simulada.
Espera-se uma participação ativa dos estudantes, com mobilização dos conhecimentos e experiências profissionais, seja na análise e discussão dos conteúdos programáticos, ou na elaboração e discussão dos trabalhos. A elaboração dos trabalhos escritos e apresentação/discussão, pressupõe aplicar capacidades de comunicação e relação interpessoal e trabalho de equipa.

Bibliografia

Camargo J [et al]. Perineal outcomes and its associated variables of water births versus non-water births: a cross-sectional study. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant., Recife, 19 (4): 777-786 out-dez., 2019.
Camargo J, Varela V, Néné M, Grande C [et al]. Third stage of waterbirth: observational study. In: Proceedings of the 4th IPLeiria’s
International Health Congress, 11 to 12 of May 2018. Leiria. BMC Health Services Research, 2018, v. 18, p. 21. DOI: 10.1186/s12913-018-3444-8.
Campos D, Silva I, Costa F. Emergências Obstétricas. Lisboa, Lidel Edições Técnicas, Lda; 2011
Correia D, Santo M. Saúde Mental na Gravidez e Puerpério. Lisboa, Lidel – Edições Técnicas, Lda; 2017
Graça L [et al]. Medicina Materno Fetal. (5ª ed.) Lisboa, Lidel – Edições Técnicas, Lda; 2017.
Graça L. Fármacos na Gravidez e na Amamentação. Lisboa, Lidel – Edições Técnicas, Lda; 2019.
Néné M, Marques R, Margarida A. Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Lda; 2016

Método de Avaliação

  • Frequência - 70 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %