Medidas de Conforto ao Recém-nascido

Código

02016796

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Aprofundar o conceito de conforto para o recém-nascido;
2. Conhecer os benefícios da promoção do conforto para a díade recém-nascido/pais;
3. Adquirir conhecimentos em estratégias de promoção de conforto ao recém-nascido;
4. Executar técnicas de conforto ao recém-nascido.

Programa

- A comunicação do recém-nascido
- Conceito de conforto para o recém-nascido
- A promoção de um ambiente intra-uterino como estratégia
- O toque e a massagem
- PURPLE crying
- Benefícios das medidas de conforto para a díade recém-nascido/pais

Métodos de Ensino

Durante o desenvolvimento da UC procura-se promover uma aprendizagem ativa e participada, privilegiando a interação e a integração de saberes. Nas sessões letivas teóricas recorre-se ao uso do método expositivo para apresentar os conteúdos e iniciar a discussão ou, no final do debate realizar a sua síntese. Nas horas teóricas – práticas são articulados os saberes teóricos com a prática dos vários exercícios.
Para as horas de trabalho autónomo serão disponibilizados materiais que ajudem a aprofundar ou consolidar o conhecimento.

Bibliografia

Alcaraz BA, Delso S, Alcolea M, Dominguez C, Bertolin, Santaolalia M, Jordan I. La teoría del confort en los cuidados enfermeros. Revista Rol de Enfermería. 2018; 41(10): 48-52.
Apóstolo J. O conforto nas Teorias de Enfermagem- análise do conceito e significados teóricos. Revista de Enfermagem Referência. 2009; II série- nº9: 61-67.
Cook F, Seymour M, [et al]. Comparison of method for recruiting and engaging parents in online interventions: study protocol for the cry baby infant sleep and settling program.BMC Pediatrics. 2015.
Dubnsky D. Harvey Karp´s "happiest baby"méthod for baby sleep and soothing. Babycenter; 2018.
Stelmak AP, Mazza V. de A, Freire MH de S. The value attributed by nursing professionals to the care proposed by the canguru method. J Nurs UFPE online. 2017, 11(9):3376-85.
Toso BRGO, Viera CS, Valter JM, Delatore S, Barreto GMS. Validação de protocolo de posicionamento do recém-nascido em Unidade de Terapia Intensiva. Rev bras enferm. 2015; 68(6): 1147-53.

Método de Avaliação

  • Apresentação e discussão do trabalho de grupo - 40 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60 %