Estágio: Enfermagem do Trabalho

Código

04007587

Créditos ECTS

4

Objetivos

Objetivos de aprendizagem
1) Identificar, em colaboração com enfermeiros com Competência
Acrescida Diferenciada em Enfermagem do Trabalho, necessidades de intervenção relevantes no âmbito da promoção da saúde dos trabalhadores, da promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros, ou da reintegração e reabilitação profissional do trabalhador.
2) Desenhar uma intervenção estruturada segundo a metodologia de projeto, que seja exequível no contexto em que decorre a componente prática da aprendizagem.
3) Assegurar a prestação de cuidados de enfermagem a trabalhadores ou grupos de trabalhadores em articulação com o enfermeiro do trabalho responsável e outros profissionais.
4) Refletir criticamente sobre a prestação de cuidados de enfermagem no âmbito das competências do enfermeiro do trabalho.


Competências a desenvolver
As competências a desenvolver articulam-se com as previstas no Anexo I do Regulamento da competência acrescida diferenciada em enfermagem do trabalho (Regulamento nº 372/2018)
I. Respeita os valores, princípios éticos -deontológicos e normas legais da profissão no contexto da Enfermagem do Trabalho.
II. Garante uma prática profissional de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados de qualidade
III. Assegura o desenvolvimento do processo de Enfermagem para a conceção e gestão de cuidados de qualidade
IV. Contribui para a promoção da saúde do trabalhador ou de grupos de trabalhadores
V. Promove ambientes de trabalho saudáveis e seguros
VI. Promove a reintegração e reabilitação profissional do trabalhador
VII. Promove o Desenvolvimento profissional contínuo
VIII. Valoriza a Investigação como contributo ao desenvolvimento da
Enfermagem do Trabalho

Programa

Prestação de Cuidados de Enfermagem em contexto profissional de exercício de enfermagem do trabalho sob supervisão de enfermeiros com Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem do Trabalho.

Métodos de Ensino

A prática orientada em contexto real é o método privilegiado para esta Unidade Curricular Prática. No âmbito desta Unidade Curricular espera-se, de igual forma, que os enfermeiros em formação integrem as diferentes componentes da formação teórica e teórico-prática no desenho de um projeto que possa ser exequível no contexto profissional onde realizem a sua formação da componente prática. Por último a elaboração de um relatório crítico individual que se constituirá como um processo de reflexão sobre o desempenho individual face às competências definidas para o exercício profissional como enfermeiro do trabalho.

Bibliografia

Borges, E. (Coord.), Enfermagem do Trabalho: Formação, Investigação e Estratégias de Intervenção. Lisboa: Lidel.

Carvalho, G. (2014). Enfermagem do Trabalho. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Regulamento da competência acrescida diferenciada em enfermagem do trabalho. Regulamento nº 37

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %