Desenvolvimento, Inovação e Investigação em Enfermagem do Trabalho

Código

04007559

Créditos ECTS

4

Objetivos

1) Discutir o papel da investigação e da evidência para a tomada de decisão no âmbito do exercício profissional.
2) Reconhecer os contributos da Epidemiologia e da Estatística para) Desenvolver capacidades no âmbito da Prática Baseada na Evidência no que respeita (i) a identificação de problemas, (ii) o acesso e avaliação crítica da evidência publicada, (iii) a translação dos resultados para a prática clínica.
4) Reconhecer questões éticas envolvidas nos processos de investigação e intervenção no âmbito da Enfermagem doTrabalho.
5) Desenvolver capacidades para o desenvolvimento de projetos de intervenção segundo a metodologia de projeto.

 Competências a desenvolver
A unidade curricular contribuirá para a construção de conhecimentos, habilidades e capacidades no sentido do desenvolvimento das seguintes competências:
I. Reconhece situações de complexidade/risco para os trabalhadores desenvolvendo estratégias de resolução;
II. Desenvolve a capacidade de autoformação como forma de desenvolvimento profissional sustentado
III. Reflete criticamente sobre resultados de estudos científicos relevantes para a prática de Enfermagem no Trabalho.
IV. Mobiliza a evidência científica para soluções inovadoras em problemas de intervenção na enfermagem do trabalho;
V. Discute princípios éticos subjacentes a processos de investigação e intervenção no âmbito da enfermagem do trabalho
VI. Utiliza a metodologia de projeto para a abordagem a problemas identificados no âmbito da Enfermagem do Trabalho

Programa

1. Ética e Deontologia em Saúde Ocupacional
2. Contributos da Epidemiologia e Estatística para a Saúde Ocupacional
Contributos da Estatística para a interpretação dos dados (apresentação de dados, medidas de localização e de dispersão, tópicos de inferência estatística). Epidemiologia: princípios e definições centrais (prevalência, Incidência, letalidade, morbilidade, mortalidade, risco)
3. Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional
Investigação e desenvolvimento disciplinar e profissional
O processo de investigação: conceito e etapas
Tipos de estudo
A publicação científica (estrutura e apreciação crítica de artigos científicos)
4. Prática Baseada na Evidência
História, conceitos e aplicação
Formulação de questões pesquisáveis em Bases de Dados de
Informação Científica
Evidência: do acesso à integração na prática clínica
5. Criatividade e Inovação em Enfermagem do Trabalho
6. Projetos de Investigação/Intervenção em Enfermagem do
Trabalho/Saúde Ocupacional

Métodos de Ensino

No desenvolvimento da unidade curricular para além de se recorrer pontualmente a sessões expositivas que permitam enquadrar os temas que se pretendem desenvolver, utilizar-se-ão, essencialmente metodologias que assentam (i) na discussão de artigos selecionados para serem debatidos em grupo; (ii) na demonstração orientada dos procedimentos necessários para a formulação de uma questão de pesquisa; (iii) na demonstração da utilização de Bases de Dados de Informação científica para localização de evidência disponível, (iv) na organização e supervisão de um trabalho de grupo em que se explicite, a partir de uma questão orientadora, uma estratégia coerente de pesquisa de informação a realizar em Bases de Dados de Informação Científica e se sintetize conhecimento relevante sobre um tema relacionado com a Enfermagem de Trabalho e que possa suportar teoricamente projetos . Espera-se que os estudantes desenvolvam uma atitude de pesquisa e de trabalho autónomos de forma a mobilizar os recursos disponibilizados numa perspetiva contínua de autoformação de acordo com as necessidades de aprofundamento de informação que para si identifiquem.

Bibliografia

Araújo, C. (2018). Investigação em Enfermagem do Trabalho, In E. Borges (Coord.), Enfermagem do Trabalho: Formação, Investigação e Estratégias de Intervenção. Lisboa: Lidel.
Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellström, T. (2006). Epidemiologia Básica, 2ª Ed., Livraria Santos Editora Comércio e Importação Ltda., Lisboa.
Dang, D., & Dearholtht, S., (Ed.) (2018). Johns Hopkins Nursing EvidenceBased practice: Model and guidelines. Indianopolis: Sigma, Theta, Tau International.
França, A., & Borges, E. (2018). Ética e Enfermagem do Trabalho, In E. Borges (Coord.), Enfermagem do Trabalho: Formação, Investigação e Estratégias de Intervenção. Lisboa: Lidel.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016) Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
Rosner, B. (2015). Fundamentals of Biostatistics, 8ª ed., Cengage Learning.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %