Saúde Ocupacional

Código

04007524

Créditos ECTS

3

Objetivos

Objetivos de aprendizagem

1) Compreender o conceito de saúde ocupacional tendo em consideração o enquadramento legal e normativo nacional e internacional.

2) Compreender as principais intervenções do enfermeiro de saúde ocupacional, nos diferentes níveis de prevenção e nos contextos de desenvolvimento dos processos de saúde-doença dos trabalhadores.

3) Conhecer a legislação nacional da Saúde e Segurança no trabalho.

Competências a desenvolver

A unidade curricular concorre para a criação de conhecimentos e capacidades que visam o desenvolvimento de competências de acordo com o Regulamento da Competência acrescida diferenciada em enfermagem do trabalho, da Ordem dos Enfermeiros, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 114 — 15 de junho de 2018, nomeadamente no que respeita a:

i. Atua de acordo com as normas legais de proteção da saúde, no local de trabalho.

ii. Domina as políticas de saúde ocupacional.

iii. Garante a qualidade dos cuidados prestados no local de trabalho, atuando ao nível da prevenção em contexto de trabalho.

iv. Prioriza as necessidades dos trabalhadores no âmbito da promoção da saúde.

v. Define estratégias de promoção da saúde no local de trabalho, com a participação/envolvimento ativo dos trabalhadores e da organização, avaliando os resultados

Programa

1.O enfermeiro do trabalho na equipa multidisciplinar de saúde e segurança do trabalho.

2. Políticas de Saúde Ocupacional: perspetiva nacional e internacional.

3. Programa Nacional de Saúde Ocupacional.

4. Enquadramento legal e normativo da Saúde e Segurança do Trabalho.

Métodos de Ensino

A UC prevê momentos de ensino teóricos e teórico-práticos. Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino, visam o desenvolvimento das competências nos estudantes pelo que se escolheram, para além do método expositivo, o ativo.

Como estratégias e atividades de aprendizagem que decorrem dos Métodos a adotar no decurso da Unidade Curricular prevê-se: pesquisa, seleção e organização dos conteúdos e de trabalho autónomos de forma a mobilizar os recursos disponibilizados pelo docente e outros recursos; análise e reflexão de conceitos; utilização de técnicas de Brainstorming para construção de conceitos/definições; apresentação de questões para reflexão e debate e trabalhos de grupo.

Bibliografia

Conselho da União Europeia. (2007). Resolução do Conselho sobre uma nova estratégia comunitária de saúde e segurança no trabalho 2007-2012. Bruxelas, Jornal Oficial da União Europeia

Direção Geral da Saúde. (2015). Programa Nacional de Saúde Revisão e extensão a 2020. Lisboa.

Direção Geral da Saúde. (2013). Programa Nacional de Saúde Ocupacional: 2º Ciclo - 2013-2017. Lisboa.

Direção Geral da Saúde. (2018). Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC): extensão a 2020

Direção Geral da Saúde. (2014a). Autorização para o exercício de enfermagem do trabalho (Orientação nº 009/2014, de 3 de Junho). Lisboa, Portugal: Autor

Direção Geral da Saúde. (2014b). Organização e funcionamento do serviço de saúde ocupacional/saúde e segurança do trabalho dos centros hospitalares/hospitais (Orientação nº 008/2014, de 21 de Maio). Lisboa, Portugal: Autor.

Direção Geral da Saúde. (2015). Formação em enfermagem do trabalho (Orientação Técnica nº 10/2015, de 25 de Maio). Lisboa, Portugal: Autor.

World Health Organization. (2010). Healthy workplaces: A model for action. Genova, Italy: Author.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %