Ensino Clínico em Cuidados Continuados e Paliativos

Código

01060811

Créditos ECTS

12

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

A realização deste ensino clínico permite aos estudantes um conhecimento mais aprofundado da dinâmica e funcionamento dos Cuidados Continuados, bem como as suas diferentes vertentes, como a reabilitação, a readaptação, a reinserção social e os cuidados paliativos. Permite, ainda, a oportunidade de identificarem pessoas com critérios de inclusão em cuidados continuados e paliativos e as necessidades dos mesmos, dos cuidadores informais e das famílias. O facto de este ensino clínico acontecer em serviços onde se deparam com pessoas com perda transitória ou permanente da mobilidade permite aos estudantes a mobilização de conhecimentos adquiridos na unidade curricular teórica Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos” lecionada no 3º ano. A análise e reflexão sobre situações reais, a realização do processo de enfermagem, em que o familiar prestador de cuidados é incluído, permitem uma melhor compreensão da verdadeira dimensão e objetivos dos cuidados continuados e paliativos.

Métodos de Ensino

No ensino clínico é fundamental o envolvimento dos estudantes nas situações reais que lhes são proporcionadas, permitindo-lhes a demonstração de competências relacionadas com os conhecimentos adquiridos nos períodos teóricos. Os estudantes serão integrados numa equipa e orientados por um supervisor pedagógico e um supervisor clínico. Prestarão cuidados a pessoas com critérios de inclusão em cuidados continuados, conforme Decreto-Lei 101/2006, e a pessoas com necessidade de cuidados paliativos.

 

Bibliografia

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Decreto-Lei nº 101/2006 de 6 de Junho.

 

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Frias, Cidália (2012). Aprendizagem do cuidar e a morte. Loures: Lusociência.

 

Lei 25/2012 de 5 de setembro

 

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Pacheco, Susana (2014). Cuidar a pessoa em fase terminal: perspectiva ética. 3ª ed. Loures: Lusociência.

 

Pereira, Helder Rocha (2013). Subitamente cuidadores informais: dando voz(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência.

 

Sapeta, Ana Paula Gonçalves Antunes (2011). Cuidar em fim de vida: o processo de interacção enfermeiro-doente. Loures: Lusociência.

 

Sequeira, Carlos (2018). Cuidar de idosos com dependência física e mental. 2ª ed. Porto

Método de Avaliação