Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares III

Código

01060800

Créditos ECTS

12

Objetivos

Objetivos:
Tendo por base os objetivos desta Unidade Curricular (UC):
- Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa, família e comunidade em contextos de saúde/doença menos experienciados durante o processo de formação;
- Desenvolver um projeto de ensino clínico que permita o aperfeiçoamento curricular;
- Analisar reflexivamente a prestação de cuidados de enfermagem com base no percurso de aprendizagem individual,
preconiza-se que os estudantes sejam capazes de prestar cuidados de enfermagem gerais para a promoção da saúde mental, prevenção e tratamento de perturbações mentais, globais à pessoa adulta e idosa/família/cuidador e reintegração sociofamiliar, utilizando a metodologia do Processo de Enfermagem.

Programa

Objetivos:
Tendo por base os objetivos desta Unidade Curricular (UC):
- Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa, família e comunidade em contextos de saúde/doença menos experienciados durante o processo de formação;
- Desenvolver um projeto de ensino clínico que permita o aperfeiçoamento curricular;
- Analisar reflexivamente a prestação de cuidados de enfermagem com base no percurso de aprendizagem individual,
preconiza-se que os estudantes sejam capazes de prestar cuidados de enfermagem gerais para a promoção da saúde mental, prevenção e tratamento de perturbações mentais, globais à pessoa adulta e idosa/família/cuidador e reintegração sociofamiliar, utilizando a metodologia do Processo de Enfermagem.

Métodos de Ensino

Baseados nos princípios de educação e formação de adultos e na filosofia que fundamenta o Processo de Bolonha a metodologia utilizada implicará forte corresponsabilização do estudante e a sua participação ativa ao longo desta etapa do seu processo de formação.
A orientação do estudante em ensino clínico será promovida por um enfermeiro da instituição selecionada (supervisor clínico) e por um docente (supervisor pedagógico).
Ocorrerão reuniões para orientação, supervisão e avaliação do processo ensino/aprendizagem, entre o supervisor pedagógico, supervisor clínico e o estudante, semanalmente, e sempre que necessário.
A supervisão pedagógica e clínica será gerida presencialmente no sentido de facilitar o processo de aquisição e consolidação de competências do estudante.
A prestação de cuidados terá por base a metodologia do Processo de Enfermagem, através da implementação de ações individuais e/ou em grupo, atendendo às condições do(s) cliente(s) selecionado(s), salvaguardando a personalização de cuidados globais.

Bibliografia

Castro, C. & Rosiani, J. (2020). Enfermagem em saúde mental e psiquiátrica – Desafios e possibilidades do novo contexto do cuidar. S. Paulo: Appris.
Dias, D. (2022). Psicoterapia - A cura pelo diálogo. Lisboa: Edições Sílabo.
Jornal Oficial da União Europeia (2005). Diretiva 2005/36/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais. Sc; JOUE.
Mendes, F., Duarte-Ramos, F., Barros, H., Ferreira, P. & Gaspar, R. (2019). Saúde um Direito Humano. Relatório de Primavera 2019. Lisboa: Observatório Português dos Sistemas de Saúde.
OCDE (2018). Health at a Glance 2018. Sc: OCDE.
OMS (2022). ONU - Perspetiva Global - Reportagens Humanas. Geneve: ONU News.
Paulino, M. & Dumas-Diniz, R. (2020). A Psicologia da Pandemia. Lisboa: Pactor.
Pio Abreu, J. L. (2006). Como tornar-se doente mental. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Sampaio, F. & Sequeira, C. (2020). Enfermagem em saúde mental - diagnósticos e intervenções. Porto: LIDEL.

Método de Avaliação