Ensino Clínico em Enfermagem a Grupos Vulneráveis
Código
01060796Créditos ECTS
12Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de:
1) Desenvolver a capacidade de autonomia no âmbito do planeamento, implementação e avaliação de projetos de intervenção junto de grupos-alvo vulneráveis.
2) Demonstrar capacidade de trabalho em equipa mantendo relações de colaboração com colegas e supervisores.
3) Demonstrar capacidade de resposta eficaz às necessidades e especificidades do grupo-alvo de intervenção nas interações que desenvolve com o mesmo.
4) Respeitar os direitos das pessoas alvo de intervenção nas vertentes ética, legal e deontológica.
5) Demonstrar capacidade de comunicação eficaz nas interações estabelecidas com todos os intervenientes no ensino clínico.
Competências a desenvolver
A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1,3,4,5,6,9,11&12; Competências Interpessoais – 13,14,15,19&20; Competências Gerais Sistémicas –21,22,24,25,26&28; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais/Ordem dos Enfermeiros – A1 (1, 2 & 4); A2 (5,6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 15, 17, 18& 19); B1 (20, 21, 23, 24, 25, 26, 28, 29&30); B2 (33, 34, 35, 36,37, 38, 40,41, 42&43);B3 (44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 55, 58, 59 & 60);B4 (61, 63, 64, 65&66); B5 (68, 70&71);B6(74, 75, 76, 77, 78&79); C1 (83 & 87)& C3(91, 92, 93, 94 &96).
Programa
Dada a natureza prática da aprendizagem clínica serão mobilizados por parte dos estudantes um conjunto variado de conteúdos no sentido da necessária transferibilidade da teoria para a prática que se exige para o alcance dos objetivos definidos e competências a desenvolver.
Métodos de Ensino
Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino clínico, visam promover a aquisição e/ou aprofundamento das competências nos estudantes pelo que se escolheu, preferencialmente, o Método da Descoberta para uma autonomização gradual no processo de ensino-aprendizagem. Este método permite, por parte dos estudantes, um maior empenho e proatividade na responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento académico. Simultaneamente, e uma vez que se pretende que os estudantes possam articular os saberes adquiridos em outras unidades curriculares e mobilizar os mais diversos conhecimentos, neste momento de aprendizagem, utilizar-se-á o Método Interrogativo, porque permite controlar o conhecimento adquirido e estimular os estudantes a desenvolverem capacidades de argumentação, juízo crítico-reflexivo e tomada de decisão fundamentada, aspetos essenciais no âmbito da autonomia do estudante.
Bibliografia
Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide.Berkshire: McGraw Hill.
Dang, D., & Dearholtht, S., (Ed.) (2018). Johns Hopkins Nursing Evidence-Based practice: Model and guidelines. Indianopolis: Sigma, Theta, Tau International.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
Pearson, A., Wiechula, R., Court, A. &, Lockwood, C. [et al.] (2010). O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, IIª série, 12, 123-133.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.
Método de Avaliação
- Desempenho individual - 70 %
- Relatório de projeto - 30 %