Investigação em Enfermagem

Código

01060785

Créditos ECTS

3

Objetivos

Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:

1 - Compreender a necessidade da investigação para a disciplina e para a profissão de Enfermagem;

2 - Compreender os aspetos éticos de investigação em Enfermagem;

3 - Descrever os diferentes tipos, metodologias e etapas de um projeto de investigação;

4 - Distinguir as formas de colheita de informação/dados de um trabalho de investigação;

5 - Distinguir as formas de tratamento e análise de dados.

 

 

Competências a desenvolver

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt )no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 6, 9, 10, 11; Competências Gerais Interpessoais: 20; Competências Gerais Sistémicas – 21; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros –B1 (23, 25); C1 (86); C2 (89).

Programa

Módulo 1 – Bases paradigmáticas e de conhecimento científico da investigação em Enfermagem

1 • Conhecimento científico e método científico.

2 • Ciência e construção do conhecimento: o pensamento indutivo e dedutivo

2.1- Paradigmas da Investigação Contemporânea:

            2.1.2 - Paradigma positivista

            2.1.3- Paradigma construtivista

3 • Investigação: conceitos e relevância para a disciplina e prática de enfermagem

Módulo 2 – Metodologias de Investigação em Enfermagem

4 - As diferentes metodologias em investigação: implicações

4.1- Metodologia quantitativa;

4.2 - Metodologia qualitativa;

4.3 - Metodologia Mista

Módulo 3 – Etapas e fases do processo de investigação

5• Momentos do processo de investigação: rutura, construção e verificação

6• Etapas de um processo de investigação:

6.1 - Fase conceptual

6.2 - Fase empírica

6.3 - Fase analítica

6.4 - Fase de disseminação

Módulo 4 – Processos de recolha, análise e tratamento de dados

7• Técnicas e instrumentos de recolha de dados

8• Técnicas de tratamento e análise de dados

Módulo 5 – Ética e Investigação em Enfermagem

9• Dimensões éticas da investigação

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão estratégias diversificadas, tais como:

- Exposição oral;

- Análise e discussão orientada em pequenos grupos;

O professor trabalhará com pequenos grupos de estudantes, no sentido de orientar e apoiar o seu estudo individual e/ou os trabalhos que estejam a realizar.

Atividades de aprendizagem:

Aulas expositivo-participativas;

-Análise de artigos de investigação e discussão orientada;

-Trabalhos em pequenos grupos.

Bibliografia

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, Lda

Bogdan, R. & Biklen, S. (2013). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto.

Burns, N., & Grove, SK. (2016). The practice of nursing research: Appraisal, Synthesis, and Generation of Evidence. 8th ed. Philadelphia: W.B. Saunders.

Denzin, NK., & Lincoln, YS. (2011). The sage handbook of qualitative research. 4th ed. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc.

Miles, M.; Huberman, M. & Saldaña J. (2013). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. 3rd Ed. SAGE Publications, Inc

Miller, T. (2012). Ethics in qualitative research. 2nd Ed. Los Angeles: Sage. Publications Inc

Polit, D. & Beck, C. (2014). Essentials of Nursing Research: Appraising Evidence for Nursing Practice. 8th Philadelphia: Ed. Wolters Kluwer/Lippincott/Williams & Wilkins Health

Streubert, HJ., Carpenter, DR. (2013). Investigação Qualitativa em enfermagem. 5ª ed. Loures, Lusociência.

Método de Avaliação

    Frequência - 100 %