Ensino Clínico de Consolidação de Competências de Enfermagem

Código

01060768

Créditos ECTS

27

Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:

1. Demonstrar competências éticas e legais no desempenho ao longo do ensino clínico.

2. Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem aos indivíduos, aos vários níveis de prestação, num Serviço/Unidade de Saúde;

3. Demonstrar competências de análise crítica das práticas promovendo o desenvolvimento profissional.

 

Competências a desenvolver

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt ) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, & 12; Competências Gerais Interpessoais - 13, 14, 15, 16, 17,18,19 & 20; Competências Gerais Sistémicas – 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 & 28; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – A1 & A2; B1, B2, B3, B4, B5, B6 & B7; C1, C2 & C3

Programa

 

1. Demonstrar competências éticas e legais no desempenho ao longo do ensino clínico.

2. Demonstrar competências que permitam prestar cuidados de enfermagem aos indivíduos, aos vários níveis de prestação, num Serviço/Unidade de Saúde;

3. Demonstrar competências de análise crítica das práticas promovendo o desenvolvimento profissional.

Métodos de Ensino

Considerando o nível de desenvolvimento dos estudantes preconiza-se um ensino clínico sob a orientação e supervisão dos enfermeiros do exercício em colaboração com os professores.

Os métodos de ensino/aprendizagem serão predominantemente interativos, orientados para a formação global. Utilizar-se-ão momentos de orientação, partilha e discussão em grupo e pesquisa dirigida.

As demonstrações e simulações são úteis sempre que as situações sejam novidade. 

O Modelo de supervisão é o de supervisão direta e orientação por um enfermeiro(a) da prática, num processo (co) formativo, em contexto real de trabalho. A co-responsabilização concretiza-se, assim, no âmbito do trabalho de parceria Escola - Serviços onde é possível um ensino baseado na experiência vivida e na prática clínica reflexiva.

Considerando que a aprendizagem envolve a participação ativa do estudante, do orientador clínico e do supervisor pedagógico, competirá ao estudante definir, também, os seus próprios objetivos (gerais e específicos) e descrever, fundamentando, as atividades/estratégias para atingir estes mesmos objetivos. Necessariamente deverá elaborar o seu projeto.

O estudante deverá, ainda, envolver-se e criar situações de aprendizagem durante a prática clínica, validando-as com os respetivos orientadores, no sentido de operacionalizar de forma eficaz e eficiente as competências pretendidas para este percurso formativo.

O período da prática clínica culmina com a entrega do portfólio da aprendizagem clínica.

 

Bibliografia

Buresh, B.; Gordon, Susanne (2014). Do Silêncio à voz. Loures: Editora Lusociência – Edições Técnicas e Científicas.

Monahan, F. D.; Sands, Judith K.; Neighbors, M.; Marek, Jane F.; Green, C. J. (2015). PHIPPS – Enfermagem médico-cirúrgica: perspetivas de saúde e doença. Loures: Lusodidacta.

Stanhope, Márcia; Lancaster, Jeanette (2010). Enfermagem de Saúde Pública (7ª ed.) Loures: Lusodidacta.

Método de Avaliação