Ensino Clínico de Introdução à Prática de Enfermagem
Código
01060732Créditos ECTS
3Objetivos
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Programa
A unidade curricular de Ensino Clínico de Introdução à Prática de Enfermagem garante ao estudante um tempo privilegiado de contacto direto com diferentes contextos de exercício profissional, tendo por finalidade constituir-se como um momento estruturante na construção da sua identidade como futuro profissional de enfermagem.
Com esta unidade curricular proporciona-se, desde o primeiro ano do curso (i) a imersão em contextos de exercício profissional, (ii) a observação do(s) campo(s) de intervenção dos enfermeiros e (iii) a reflexão e discussão crítica das práticas que estes desenvolvem junto de clientes diversificados, em cumprimento do mandato social da profissão e dos objetivos das instituições em que estes desempenham funções.
É no agir em situação que se expressam as competências dos enfermeiros e se mobilizam os conhecimentos e as atitudes que permitem o Cuidar em Enfermagem. Os estudantes terão, assim, oportunidade de observar, refletir e discutir criticamente a prática de enfermagem à luz da formação desenvolvida no primeiro ano de curso, nomeadamente no que concerne (i) os focos de atenção de enfermagem; (ii) os conhecimentos e atitudes que sustentam o exercício profissional.
Nesta unidade curricular enfatiza-se uma perspetiva assente em estratégias de observação/reflexão que permitam aos estudantes apreciar criticamente a prática profissional de enfermagem, em contextos específicos, de forma a permitir-lhes (re)construir/consolidar saberes, com vista ao desenvolvimento de competências no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem em contexto comunitário e hospitalar, alicerçados no Regulamento do Exercício da Profissional do Enfermeiro e nos documentos emanados pela Ordem dos Enfermeiros (Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais; Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem e o Código Deontológico do Enfermeiro).
Objetivos de aprendizagem
O estudante deverá ser capaz de:
1) Colaborar na elaboração de um instrumento de apoio à observação de práticas de enfermagem que integre as principais dimensões e contributos das unidades curriculares já realizadas.
2) Caraterizar o funcionamento e dinâmica dos serviços no que respeita as suas atribuições e o papel dos enfermeiros no seio da equipa multidisciplinar de saúde.
3) Refletir sobre a utilização do processo de enfermagem em contextos de prática clínica.
4) Analisar reflexivamente a prestação de cuidados de enfermagem observados à luz de documentos reguladores da profissão em Portugal.
5) Debater com os pares as implicações da observação e reflexão crítica realizada, no que concerne o seu processo de formação.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino privilegiadas na unidade curricular serão: i) a observação orientada em diferentes contextos do exercício profissional de enfermagem e ii) a análise crítico-reflexiva dos dados recolhidos.
Atividades de Aprendizagem:
- Construção orientada pelos docentes afetos à unidade curricular de um roteiro de observação dos contextos de prática de acordo com os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares já frequentadas do 1º ano do CEGLE.
- Observação/Observação participante em diferentes contextos da prática clínica dos enfermeiros num contexto de trabalho multidisciplinar.
- Discussão recorrente dos dados recolhidos com os docentes e com os enfermeiros da prática clínica.
- Pesquisa autónoma de bibliografia complementar para apoiar a análise dos dados recolhidos.
- Sistematização crítico-reflexiva dos dados recolhidos
Bibliografia
Direção Geral de Saúde. (2019). Manual de boas práticas literacia em saúde-capacitação dos profissionais de saúde. Lisboa: DGS.
Freitas, L. (2013). Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar: Contributos para os currículos de enfermagem. (Tese de Doutoramento em Educação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Lefrançois, G. (2016). Teorias de Aprendizagem: o que o professor disse. S. Paulo: Cengage Learnig Editores.
Pacheco, J. A. (2014). Educação, formação e conhecimento. Porto: Porto Editora.
Pérez, JC; et al. (2017). Psicologia y Educación para la Salud. Edita: SCINFOPER.
Direção Geral de Educação; Direção Geral de Saúde. (2017). Referencial de educação para a saúde. Lisboa: DGE & DGS.
Sousa, J. M. (2016). Currículo em tempo de mestiçagem. Revista de Estudos Curriculares, 7 (1), 14-24.
Serviço Nacional de Saúde. (2017). SNS+ proximidade: Mudança centrada nas pessoas. Lisboa: SNS.
Taylor, N., Quinn, F., Littledyke, M., Coll, R.K. (Eds.). (2012). Health Education in Context: An International Perspective on Health Education in schools and local Communities. Boston: Sense Publishers.
https://www.sensepublishers.com/media/2351-educating-for-sustainability-in-primary-schools.pdf
World Health Organization, Regional Office for the Eastern Mediterranean (2012). Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies: a foundation document to guide capacity development of health educators. WHO. https://apps.who.int/iris/handle/10665/119953.
Método de Avaliação
Avaliação de Desempenho em Ensino Clinico - 100 %