Fundamentos de Enfermagem e Ética I
Código
01060721Créditos ECTS
3Objetivos
1) Identificar as principais caraterísticas que influenciam o desenvolvimento da enfermagem enquanto profissão e disciplina do conhecimento
2) Discutir os diferentes conceitos do metaparadigma de enfermagem em função de diversas teorias e modelos de enfermagem
3) Relacionar os diferentes instrumentos reguladores da profissão com a prática de cuidados de enfermagem em diferentes contextos
4) Problematizar o exercício da prática de enfermagem numa perspetiva ética e deontológica
5) Descrever as etapas do processo de enfermagem enquanto metodologia de ação profissional dos enfermeiros
Programa
1. Perspetiva Histórica do cuidar em Enfermagem
1.1. O legado de Florence Nightingale para a profissão
1.2. O desenvolvimento da enfermagem em Portugal
2. O Metaparadigma de Enfermagem
2.1. Epistemologia e disciplina de enfermagem
2.2. Conceitos do metaparadigma de enfermagem
3. Teorias e Modelos de Enfermagem
3.1. "Enfermagem interpessoal" de Hildegard Peplau
3.2. "Independência na satisfação das necessidades fundamentais" de Virgínia Hendersen
3.3. "Modelo do auto-cuidado" de Dorothea Orem
3.4. "Teoria das atividades de vida diária" de Nancy Rooper
3.5. "Teoria do cuidado transpessoal" de Jean Watson
3.6. "Teoria das transições" Afaf Meleis
4. Profissionalização da Enfermagem
4.1. Regulação da profissão de enfermagem em Portugal
5. Ética e Deontologia em Enfermagem
5.1. Ética, Moral, Bioética, Direito, Deontologia, Homem/Pessoa
5.2. Valores e princípios subjacentes à enfermagem
5.3. Direitos e deveres dos clientes dos cuidados de saúde
5.4. Código deontológico do enfermeiro
6. O pensamento crítico em enfermagem e a metodologia para a ação profissional
6.1. Pensamento crítico e raciocínio clínico em enfermagem
6.2. Processo de enfermagem
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular para além de algumas horas de caráter teórico que permitem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais que se relacionam com a enfermagem enquanto disciplina e profissão, privilegiar-se-ão abordagens teórico-práticas com recurso a métodos participativos e ativos em os estudantes possam: i) recolher informação relevante sobre um tópico, ii) refletir sobre a sua adequação aos conteúdos em análise; iii) discutir e problematizar a informação selecionada incorporando a sua perspetiva fundamentada.
Bibliografia
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Doenges, M. & Moorhouse, M. (2010). Aplicação do Processo de Enfermagem e do Diagnóstico de Enfermagem. Um texto interactivo para o raciocínio diagnóstico, 5ª ed. Loures: Lusociência.
Fronteira, I., Conceição, C. &, Biscaia, A. (2008). Políticas de Saúde e Enfermagem em Portugal: perspetivas evolucionistas para um futuro (in)certo. In J. Lima & H. Pereira – Políticas públicas e conhecimento profissional. A Educação e a Enfermagem em reestruturação (185-206). Porto: LivPsic.
Hesbeen, W. (2000). Cuidar no Hospital. Enquadrar os cuidados de enfermagem numa perspectiva de cuidar. Loures, Lusociência.
Meleis, A. (2007). Theoretical Nursing. Development & Progress, 4ª ed. Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.
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Potter, P. &, Perry, A. (2006). Fundamentos de Enfermagem. Conceitos e Procedimentos. Loures: Lusociência.
Tomey, A., &, Alligood, M. (2004). Teóricas de Enfermagem e a Sua Obra (Modelos e Teorias de Enfermagem), 5º ed. Loures: Lusociência.
Watson, J. (2002) Enfermagem: ciência humana e cuidar, uma teoria de enfermagem Loures. Lusociência.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %