Ensino Clínico em Enfermagem Gerontogeriátrica

Código

01060710

Créditos ECTS

12

Objetivos

1. Identificar as implicações das diferentes dimensões do fenómeno do envelhecimento e da longevidade da pessoa idosa e família;
2. Identificar as implicações das políticas e recursos existentes na comunidade na prática dos enfermeiros;
3. Participar em programas e projetos dirigidos à pessoa idosa e família, nos diferentes contextos de cuidados;
4. Prestar cuidados de enfermagem à pessoa idosa e família, a todos os níveis de prevenção em saúde.
Competências a desenvolver de acordo com o perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais:
- CGInst – 1, 2, 3, 4, 7, 12
- CInterp – 13, 14,15, 17, 19
- GGSis – 21, 23, 24, 25, 26
- CEnfCG – A2 (8, 11, 12, 15, 16)
- B1 (20, 21, 24, 25, 27)
- B2 (32, 34, 36, 37, 38, 40, 42)
- B3 (44, 45, 47, 52, 55, 58, 59, 60)
- B4 (62, 63, 64, 65)
- B5 (69)
- B6 (73, 77, 78)
- C2 (89)
- C3 (96)

Programa

1. Mobilização de saberes gerontogeriátricos para o desenvolvimento de projetos de intervenção para a promoção da autonomia e independência da pessoa idosa e sua integração sociofamiliar;
2. Colaboração e/ou desenvolvimento de planos de intervenção de enfermagem com a pessoa idosa e família, respeitando a sua

Métodos de Ensino

A orientação do estudante em EC será feita por um enfermeiro e um docente, orientador pedagógico e tutor clínico, respetivamente.

- Haverá reuniões preparatórias de orientação, supervisão e avaliação pedagógica do processo ensino/aprendizagem do estudante, entre o orientador pedagógico, o tutor clínico e o estudante, com periodicidade definida e/ou sempre que necessário.

- A orientação do orientador pedagógico será gerida presencialmente e/ou à distância, no sentido de facilitar o processo de aquisição e consolidação de competências do estudante.

- A orientação do enfermeiro, tutor clínico será gerida presencialmente.

O orientador pedagógico e tutor clínico devem propor ao estudante as atividades que considerem mais adequadas, salvaguardando a sua individualidade, o contexto do ensino clinico, os projetos/programas em curso.

Bibliografia

Cabral, M. et al. (2013). Processos de Envelhecimento em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978-989-8662-00-2.

Carvalhal, R. (2014) Cuidar de Idosos - Uma Prática Co-Construída: Lisboa: Coisas de Ler.

Felix, M. (2013). Envelhecer sem Ficar Velho. Lisboa: Oficina do Livro Sociedade Editorial, Lda. ISBN 978-989-7410-61-1.

Fonseca, A. M. (2006). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Coimbra: Climepsi. ISBN: 972-796-156-8.

García, J. (2010). Los tiempos del cuidado: El impacto de la dependencia de los mayores em la vida cotidiana de sus cuidadores. Madrid: Ministério de Sanidad y Política/Instituto de Mayores y Servicios Sociales (IMSERSO).

Lopes, M. A. (Org.) (2013). O cuidado de enfermagem à pessoa idosa. Da investigação à prática. Loures: Lusociência. ISBN: 978-989-748-003-4.

Paúl, C. & Ribeiro, O. (2012). Manual de Envelhecimento Activo.

Paúl, C. & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-972-757-799-6.

VerissimO, M. (2014). Geriatria Fundamental. Saber e Praticar. LSBOA: LIDEL.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %