Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares II

Código

01060642

Créditos ECTS

21

Objetivos

1. Participar, integrado na equipa de saúde, na prestação de cuidados de enfermagem ao indivíduo/família/grupos/ comunidade, aos três níveis de prevenção, utilizando o processo de enfermagem.
2. Integrar os princípios deontológicos, éticos, morais, de responsabilidade profissional, de segurança e proteção em todo os contextos de cuidados.
3. Prestar os cuidados de enfermagem adequados, na promoção de saúde, prevenção primária, secundária e terciária, relativos às situações de saúde/doença que o indivíduo/família/grupos/comunidade apresentam.
4. Desenvolver estratégias de comunicação e negociação adaptadas às características do indivíduo/família/grupos/ comunidade.
5. Desenvolver, com supervisão, a capacidade reflexiva, o juízo clinico e a tomada de decisão sobre os cuidados de enfermagem a prestar/prestados ao indivíduo /família/grupos/comunidade.

Programa

Integração e articulação de conhecimentos, treino de capacidades e habilidades que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das competências do enfermeiro de cuidados gerais no contexto dos serviços de hospitalares e Cuidados de saúde primários.

Trabalho de inter-relação com o individuo/família/comunidade, na saúde ou na doença, será a componente fundamental nesta unidade curricular.

Desenvolvimento de um trabalho reflexivo no qual se sistematize e se explane a redução teórica que resultou das aprendizagens anteriores

Métodos de Ensino

São utilizadas metodologias dinâmicas, interativas e facilitadoras da aprendizagem experiencial, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento das competências previstas para esta etapa do processo de formação do estudante. O estudante é supervisionado por um enfermeiro do serviço onde decorre o Ensino Clinico, sob a responsabilidade de um orientador pedagógico

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Método de Avaliação

  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %
  • Trabalho laboratorial ou de campo - 75 %