Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares I
Código
01060631Créditos ECTS
21Objetivos
Participar na prestação de cuidados de enfermagem ao indivíduo/família/comunidade, aos vários níveis de prevenção, utilizando o processo de enfermagem.
Integrar os princípios deontológicos, éticos, morais, de responsabilidade profissional, de segurança e proteção em todos os contextos de cuidados.
Prestar cuidados de enfermagem na promoção de saúde, prevenção primária, secundária e terciária, relativos às situações de saúde/doença ao indivíduo/família/comunidade.
Desenvolver estratégias de comunicação na prestação de cuidados ao indivíduo/família/ comunidade.
Desenvolver, a capacidade reflexiva, o juízo clinico e a tomada de decisão.
A unidade curricular contribui na construção de conhecimentos, habilidades e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, definidas pela Ordem dos Enfermeiros e pelo Projeto Tuning:
Programa
Esta Unidade Curricular desenvolve-se em contexto de prática clínica supervisionada, proporcionando ao estudante a socialização com os contextos da prática, assim como o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e a aprendizagem do trabalho em equipa.
O estudante inicia o desenvolvimento de competências necessárias à intervenção autónoma e interdependente na prestação de cuidados de enfermagem holísticos ao indivíduo/família/grupos ou comunidade nos processos de transição de saúde na prestação de cuidados em contexto hospitalar, nas unidades de medicina e cirurgia, gerais ou de especialidades, pediatria ou em contexto de cuidados saúde primários, nas áreas de saúde materna, saúde infantil, saúde do adulto e do idoso, família e comunidade.
Conteúdos
1- Integração e articulação de conhecimentos, treino de capacidades e habilidades que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das competências do enfermeiro de cuidados gerais no contexto dos serviços de hospitalares e Cuidados de saúde primários.
2- Trabalho de inter-relação com o individuo/família/comunidade, na saúde ou na doença, será a componente fundamental nesta unidade curricular.
3- Desenvolvimento de um trabalho reflexivo no qual se sistematize e se explane a redução teórica que resultou das aprendizagens anteriores.
Métodos de Ensino
São utilizadas metodologias dinâmicas, interativas e facilitadoras da aprendizagem experiencial, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento das competências previstas para esta etapa do processo de formação do estudante. O estudante é supervisionado por um enfermeiro do serviço onde decorre o Ensino Clinico, sob a responsabilidade de um orientador pedagógico, na prestação direta de cuidados ao indivíduo/família/comunidade, utilizando o Processo de Enfermagem.
Bibliografia
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Monahan, Sands, Neighbors, Marek.Green (2010). Phipps Enfermagem Médico- Cirúrgica. Perspectivas de Saúde e Doença. Loures: Lusodidacta
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Veiga, B., Henriques, E., Barata, F., Santos. F., Santos, I. S., Martins, M.M., Silva. P. (2011). Manual de normas de enfermagem: procedimentos técnicos. Lisboa: ACSS. Disponível em: http://www.acss.min saude.pt/Portals/0/MANUAL%20ENFERMAGEM%2015_07_2011.pdf
Método de Avaliação
Conforme Programa da UC - 100 %