Gestão e Liderança em Saúde

Código

0106042

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Compreender os aspetos das organizações baseados na evolução do pensamento em gestão e nas funções de gestão.
2. Demonstrar conhecimentos sobre as áreas funcionais e questões que se colocam em saúde, quer na gestão de recursos humanos, quer na gestão de recursos materiais e equipamentos, e que lhes permitam utilizar os recursos institucionais de forma eficaz e eficiente.
3. Adquirir uma visão sistémica e global das organizações de saúde, bem como dos aspetos mais relevantes para a sua inserção numa organização, após a finalização da licenciatura em Enfermagem.
4. Explicar o processo de gestão dos Serviços de Saúde/Enfermagem, processos de melhoria da qualidade, bem como interpretar informação relevante sobre a gestão em Saúde/Enfermagem, gestão de equipas e/ou de cuidados.
5. Conhecer as caraterísticas do mercado de cuidados de saúde, a importância de participar na definição de políticas e no desenvolvimento de um desempenho qualificado de Cuidados de Enfermagem no contexto das Organizações de Saúde
A unidade curricular contribuirá para a construção de conhecimentos, habilidades e capacidades no sentido do desenvolvimento das seguintes competências (projeto Tuning e Ordem dos Enfermeiros):

(CG) - Competências Gerais
CGInst – 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 11 & 12
CGInterpess – 13, 14,15,16,18,19 & 20
GGSis – 21, 22, 24, 25, 26, 27 & 28

CEnfCG – OE - Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais

CEnfCG – A1 & A2 (5, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16, 17,18, 19); B1 (20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 31), B2 (32, 33, 34, 36, 37, 38), B3, B4, B5, B6; B7; C1, C2 & C3.

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 2 & 6; Competências Interpessoais – 13; Competências Gerais Sistémicas – 22; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – A1 (2); B1(20, 23, 25, 30); B3 (45, 46); B5 (69); C3 (93).

Programa

1. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES E PESSOAS

1.1 Conceito e funções.

1.2 Organizações de saúde.

1.2.1 O hospital como sistema aberto.

1.3 Habilidades do gestor.

1.4 Organizações efetivas.

1.5 Estruturas e funcionamento organizacional.

1.6 Mecanismos de coordenação.

2. O PENSAMENTO ADMINISTRATIVO E O PROCESSO ADMINISTRATIVO

2.1 Ciência da Administração.

2.2 Visão histórica da teoria das organizações.

2.3 Ciclo e Funções de gestão.

2.4 Níveis da gestão.

2.5 Gestão efetiva.

3. EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE

3.1 Funções da administração da saúde.

3.2 O mercado de cuidados de saúde.

3.3 Qualidade em saúde.

3.4 A satisfação dos clientes.

4. PLANEAMENTO EM SAÚDE

4.1 Planeamento em saúde.

4.2 Missão e objetivos.

4.3 Tipologias e níveis do planeamento.

4.4 Etapas no processo de planeamento da saúde.

5. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA EM SAÚDE

5.1 Liderança efetiva. A comunicação interna.

6. GESTÃO EM ENFERMAGEM

6.1 Organização do trabalho e metodologias de trabalho dos enfermeiros.

6.2 Sistemas de classificação de doentes.

6.3 Gestão de materiais e equipamento - Responsabilidades do enfermeiro.

6.4 Avaliação do desempenho dos enfermeiros.

6.5 Desafios à gestão em enfermagem. Análise do Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro Gestor da Ordem dos Enfermeiros.

7. O EMPREENDEDORISMO

7.1 Conceito.

7.2 Perfil do empreendedor.

7.3 Empreendedorismo em saúde

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é desenvolvida em aulas teóricas, aulas teórico práticas e práticas. Tendo em conta os princípios de educação e formação de adultos e com a filosofia que fundamenta o Processo de Bolonha, centrada no estudante, serão mobilizadas, através das sessões teóricas e práticas, metodologias expositivas, participativas e ativas.

Numa primeira fase o docente expõe as ideias e conteúdos principais dos temas do programa, em interação com os estudantes, onde se explora os vários temas e subtemas relacionados com as temáticas da gestão e liderança em saúde. 

O docente fará uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição e mobilização de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em powerpoint e exercícios práticos.

Bibliografia

Carvalho, M. T. G. (2009). Nova Gestão Pública e reformas da saúde. Lisboa, Portugal: Digital XXI – Soluções Gráficas, Lda.

Chiavenato, I. (2004). Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo, Brasil: Pioneira Thompson Learning.

Chiavenato, I. (2004). Gestão de pessoas (2ª ed. revista e atualizada). Rio de Janeiro: Elsevier.

Chiavenato,I. (2011) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 8ª Edição

Lima, P., Aguiar, L., Madruga, A. & Meneses, P. (2015). Sistema de Saúde dos Açores. Legislação regional. Açores, Portugal: Secretaria Regional da Saúde.

Macedo, A. & Reis, A. (2011). A Saúde não tem preço, mas tem custos. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo

Mateus, D. & Serra, S. (2016). Gestão em Saúde. Liderança e Comportamento Organizacional para Enfermeiros Gestores. Loures, Lisboa: Lusodidacta.

Melo, R. C. (2014). Liderança e Gestão. Desenvolvimento de competências relacionais. Lisboa, Portugal: Lusodidacta.

Reis, F. L. & Silva, M. J. R. (2014). Princípios de gestão (2.ª impressão). Lisboa, Portugal: Edições. Sílabo.

Teixeira, Sebastião (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.

Método de Avaliação