Gestão e Liderança em Saúde
Código
0106042Créditos ECTS
3Objetivos
1. Compreender os aspetos das organizações baseados na evolução do pensamento em gestão e nas funções de gestão.
2. Demonstrar conhecimentos sobre as áreas funcionais e questões que se colocam em saúde, quer na gestão de recursos humanos, quer na gestão de recursos materiais e equipamentos, e que lhes permitam utilizar os recursos institucionais de forma eficaz e eficiente.
3. Adquirir uma visão sistémica e global das organizações de saúde, bem como dos aspetos mais relevantes para a sua inserção numa organização, após a finalização da licenciatura em Enfermagem.
4. Explicar o processo de gestão dos Serviços de Saúde/Enfermagem, processos de melhoria da qualidade, bem como interpretar informação relevante sobre a gestão em Saúde/Enfermagem, gestão de equipas e/ou de cuidados.
5. Conhecer as caraterísticas do mercado de cuidados de saúde, a importância de participar na definição de políticas e no desenvolvimento de um desempenho qualificado de Cuidados de Enfermagem no contexto das Organizações de Saúde
A unidade curricular contribuirá para a construção de conhecimentos, habilidades e capacidades no sentido do desenvolvimento das seguintes competências (projeto Tuning e Ordem dos Enfermeiros):
(CG) - Competências Gerais
CGInst – 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 11 & 12
CGInterpess – 13, 14,15,16,18,19 & 20
GGSis – 21, 22, 24, 25, 26, 27 & 28
CEnfCG – OE - Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais
CEnfCG – A1 & A2 (5, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16, 17,18, 19); B1 (20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 31), B2 (32, 33, 34, 36, 37, 38), B3, B4, B5, B6; B7; C1, C2 & C3.
A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 2 & 6; Competências Interpessoais – 13; Competências Gerais Sistémicas – 22; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – A1 (2); B1(20, 23, 25, 30); B3 (45, 46); B5 (69); C3 (93).
Programa
1. GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES E PESSOAS
1.1 Conceito e funções.
1.2 Organizações de saúde.
1.2.1 O hospital como sistema aberto.
1.3 Habilidades do gestor.
1.4 Organizações efetivas.
1.5 Estruturas e funcionamento organizacional.
1.6 Mecanismos de coordenação.
2. O PENSAMENTO ADMINISTRATIVO E O PROCESSO ADMINISTRATIVO
2.1 Ciência da Administração.
2.2 Visão histórica da teoria das organizações.
2.3 Ciclo e Funções de gestão.
2.4 Níveis da gestão.
2.5 Gestão efetiva.
3. EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
3.1 Funções da administração da saúde.
3.2 O mercado de cuidados de saúde.
3.3 Qualidade em saúde.
3.4 A satisfação dos clientes.
4. PLANEAMENTO EM SAÚDE
4.1 Planeamento em saúde.
4.2 Missão e objetivos.
4.3 Tipologias e níveis do planeamento.
4.4 Etapas no processo de planeamento da saúde.
5. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA EM SAÚDE
5.1 Liderança efetiva. A comunicação interna.
6. GESTÃO EM ENFERMAGEM
6.1 Organização do trabalho e metodologias de trabalho dos enfermeiros.
6.2 Sistemas de classificação de doentes.
6.3 Gestão de materiais e equipamento - Responsabilidades do enfermeiro.
6.4 Avaliação do desempenho dos enfermeiros.
6.5 Desafios à gestão em enfermagem. Análise do Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro Gestor da Ordem dos Enfermeiros.
7. O EMPREENDEDORISMO
7.1 Conceito.
7.2 Perfil do empreendedor.
7.3 Empreendedorismo em saúde
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular é desenvolvida em aulas teóricas, aulas teórico práticas e práticas. Tendo em conta os princípios de educação e formação de adultos e com a filosofia que fundamenta o Processo de Bolonha, centrada no estudante, serão mobilizadas, através das sessões teóricas e práticas, metodologias expositivas, participativas e ativas.
Numa primeira fase o docente expõe as ideias e conteúdos principais dos temas do programa, em interação com os estudantes, onde se explora os vários temas e subtemas relacionados com as temáticas da gestão e liderança em saúde.
O docente fará uso de vários media para comunicar, de modo a reforçar e tornar mais eficiente a aquisição e mobilização de conhecimentos nomeadamente textos, apresentações em powerpoint e exercícios práticos.
Bibliografia
Carvalho, M. T. G. (2009). Nova Gestão Pública e reformas da saúde. Lisboa, Portugal: Digital XXI – Soluções Gráficas, Lda.
Chiavenato, I. (2004). Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo, Brasil: Pioneira Thompson Learning.
Chiavenato, I. (2004). Gestão de pessoas (2ª ed. revista e atualizada). Rio de Janeiro: Elsevier.
Chiavenato,I. (2011) Introdução à Teoria Geral da Administração, Elsevier, 8ª Edição
Lima, P., Aguiar, L., Madruga, A. & Meneses, P. (2015). Sistema de Saúde dos Açores. Legislação regional. Açores, Portugal: Secretaria Regional da Saúde.
Macedo, A. & Reis, A. (2011). A Saúde não tem preço, mas tem custos. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo
Mateus, D. & Serra, S. (2016). Gestão em Saúde. Liderança e Comportamento Organizacional para Enfermeiros Gestores. Loures, Lisboa: Lusodidacta.
Melo, R. C. (2014). Liderança e Gestão. Desenvolvimento de competências relacionais. Lisboa, Portugal: Lusodidacta.
Reis, F. L. & Silva, M. J. R. (2014). Princípios de gestão (2.ª impressão). Lisboa, Portugal: Edições. Sílabo.
Teixeira, Sebastião (2010) Gestão das Organizações, McGraw-Hill, 2ª Edição.