Enfermagem Baseada na Evidência
Código
0105941Créditos ECTS
6Objetivos
1) Descrever os conceitos básicos da PBE e as etapas necessárias ao seu desenvolvimento;
2) Elaborar uma questão clínica focalizada e pesquisável a partir de um problema emergente da prática;
3) Definir uma estratégia para realizar uma revisão de literatura eficaz, utilizando fontes primárias e/ou secundárias;
4) Avaliar criticamente a investigação de enfermagem e de outras disciplinas do conhecimento;
5) Sintetizar os resultados relevantes em função da sua aplicabilidade ao contexto da prática clínica.
Competências a desenvolver:
Estes conhecimentos e capacidades visão o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o Licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores:
CGInst – 1, 6, 9 & 10
GGSis – 21
CEnfCG – B1 (20,21,23,24,25); C1 (86)
Programa
1. Prática Baseada na Evidência (PBE): do conceito à implementação
1.1 A evidência como fundamento da prática clínica de enfermagem
1.2 Tipo de estudos e níveis de evidência
1.3 As diferentes fontes de evidência
1.4 “Ética da evidência” na tomada de decisão clínica
2. Formulação de questões clínicas
2.1 Identificação de problemas emergentes da prática clínica
2.2. Princípios para a estruturação das questões clínicas pesquisáveis
2.3. Utilização do Modelo PICO na formulação de questões clínicas
3. Acesso à evidência disponível
3.1 Tipos de Revisão de Literatura
3.2 Desenvolvimento de uma estratégia de Revisão de Literatura
3.3. Competências Básicas para a localização de evidência
3.4. Recursos disponíveis
4. Avaliação crítica da literatura
5. Síntese da Evidência
6. Integração da evidência na prestação de cuidados de enfermagem
6.1. Formulação de um plano de ação
6.2. Barreiras à translação dos resultados
6.3. Promoção de ambientes favoráveis a uma prática de enfermagem baseada na evidência.
Métodos de Ensino
Em articulação com a metodologia de ensino as atividades de aprendizagem no módulo de Epidemiologia estarão centradas na pesquisa, seleção e organização dos conteúdos desenvolvidos numa perspetiva de aprofundamento do conhecimento de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.
Para além das aulas de caráter teórico, que permitem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais que se relacionam com o desenvolvimento e promoção de uma prática de Enfermagem baseada na evidência, privilegiar-se-ão abordagens teórico-práticas e práticas com recurso a metodologias participativas e ativas em que os estudantes possam:
i) identificar problemas emergentes da clínica;
ii) experimentar a formulação de questões clínicas pesquisáveis;
iii) definir estratégias de pesquisa em bases de dados relevantes para a profissão e disciplina de Enfermagem;
iv) desenvolver as bases metodológicas dos processos formais subjacentes ao desenvolvimento de competências em prática baseada na evidência através do desenvolvimento de um protocolo de revisão de literatura de acordo com a metodologia proposta pelo JBI (revisão sistemática da literatura ou scoping review).
Bibliografia
Melnyk, B. M., & Fineout-Overholt, E. (2019). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Fourth edition. Philadelphia, Wolters Kluwer.
Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI, 2020. Available from https://synthesismanual.jbi.global. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-01