Enfermagem Baseada na Evidência
Código
0105880Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de:
1) Descrever os conceitos básicos da PBE e as etapas necessárias ao seu desenvolvimento.
2) Elaborar uma questão clínica focalizada e pesquisável a partir de um problema emergente da prática.
3) Definir uma estratégia para realizar uma revisão de literatura eficaz, utilizando fontes primárias e/ou secundárias.
4) Avaliar criticamente a investigação de enfermagem e de outras disciplinas do conhecimento.
5) Sintetizar os resultados relevantes em função da sua aplicabilidade dos resultados obtidos
Competências a desenvolver
A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt )no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 6, 9 & 10; Competências Gerais Sistémicas – 21; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – B1 (20,21,23,24,25); C1 (86).
Programa
O desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão está diretamente associado ao desenvolvimento da produção de conhecimento científico dentro da sua área de interesse.
A prática de enfermagem, em linha com as demais profissões da área da saúde, deve fundamentar-se em conhecimento sólido e científico produzido no âmbito da sua área disciplinar. Este carácter científico é o pilar da tomada de decisão clínica. No entanto, o carácter científico da prática de enfermagem não depende apenas da transferência direta do conhecimento científico para a prática clínica, mas antes da sua adequada integração com outras dimensões tais como a experiência clínica, as preferências dos clientes ou/e a cultura organizacional.
É nesta interação, conhecimento científico e conhecimento gerado na prática clínica, que surgem os conceitos e fundamentos da prática baseada na evidência como o garante de uma intervenção de enfermagem fundamentada e relevante, assente em resultados de investigação credível e considerando simultaneamente os contextos individuais, crenças e valores da pessoa, bem como a experiência dos enfermeiros.
É assente nestes princípios que se enquadra a unidade curricular de “Enfermagem Baseada na Evidência” no Plano de Estudos do Curso Conducente ao Grau de Licenciado em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores. Esta Unidade Curricular tem como finalidade iniciar os estudantes no desenvolvimento de competências profissionais para o processo de tomada de decisão e prática clínica assente na articulação entre o conhecimento científico dos fenómenos e o conhecimento que advém dos contextos da prática clínica e dos clientes a quem se destina.
Objetivos de aprendizagem
Os estudantes deverão ser capaz de:
1) Descrever os conceitos básicos da PBE e as etapas necessárias ao seu desenvolvimento.
2) Elaborar uma questão clínica focalizada e pesquisável a partir de um problema emergente da prática.
3) Definir uma estratégia para realizar uma revisão de literatura eficaz, utilizando fontes primárias e/ou secundárias.
4) Avaliar criticamente a investigação de enfermagem e de outras disciplinas do conhecimento.
5) Sintetizar os resultados relevantes em função da sua aplicabilidade dos resultados obtidos
1.Prática Baseada na Evidência (PBE): do conceito à implementação
1.1.A evidência como fundamento da prática clínica de enfermagem
1.2.Tipo de estudos e níveis de evidência
1.3.As diferentes fontes de evidência
1.4.Ética da evidência na tomada de decisão clínica
2. Formulação de questões clínicas
2.1. Identificação de problemas emergentes da prática clínica
2.2. Princípios para a estruturação das questões clínicas pesquisáveis
2.3. Utilização do Modelo PICO na formulação de questões clínicas
3. Acesso à evidência disponível
3.1. Tipos de Revisão de Literatura
3.2. Desenvolvimento de uma estratégia de Revisão de Literatura
3.3. Competências Básicas para a localização de evidência
3.4. Recursos disponíveis
4. Avaliação crítica da literatura
5. Síntese da Evidência
6. Integração da evidência na prestação de cuidados de enfermagem
6.1. Formulação de um plano de ação
6.2. Barreiras à translação dos resultados
6.3. Promoção de ambientes favoráveis a uma prática de enfermagem baseada na evidência
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular para além das horas de caráter teórico que permitem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais que se relacionam com o desenvolvimento e promoção de uma prática de enfermagem baseada na evidência, privilegiar-se-ão abordagens teóricopráticas e práticas com recurso a metodologias participativas e ativas em
que os estudantes possam: i) identificar problemas emergentes da clínica; ii) experimentar a formulação de questões clínicas pesquisáveis; iii) definir estratégias de pesquisa em bases de dados relevantes para a profissão e disciplina de enfermagem; iv) discutir a qualidade e aplicabilidade dos resultados que forem capazes de sintetizar.
Para o efeito recorrer-se-á a uma diversidade de atividades de aprendizagem:
Discussão de artigos relacionados com os conteúdos abordados na Unidade Curricular.
Debates para exposição de diferentes perspetivas relacionadas com a utilização da Evidência na Prática Clínica.
Planeamento de estratégias de pesquisa e de utilização de bases de dados de informação científica.
Realização de trabalhos de grupo referentes a tópicos constantes no programa da Unidade Curricular.
Sistematização dos resultados síntese das pesquisas efetuadas e apresentação dos em espaço turma.
Seminários com a participação ativa dos estudantes.
Trabalho autónomo direcionado à realização de atividades de demonstração de competências de acordo com os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular
Bibliografia
Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide. Berkshire: McGraw Hill.
Dang, D., R., Dearholt, S., Bisset, K., Ascenzi, J., & Whalen, M. (2022). Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice for Nurses and Healthcare professionals. Model and Guidelines. 4th Ed., Indianapolis: Sigma Theta Tau.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
Pearson, A., Wiechula, R., Court, A. &, Lockwood, C. [et al.] (2010). O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, IIª série, 12, 123-133.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.
The Joanna Briggs Institute (2014). Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2014 Edition. Adelaide: The Joanna Briggs Institute (dísponível em http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf.)
Websites para Consulta:
The Joanna Briggs Institute http://joannabriggs.org/
John Hopkins – Center for Evidence-based Practice
http://www.hopkinsmedicine.org/evidence-based-practice/