Enfermagem Baseada na Evidência
Código
0105880Créditos ECTS
6Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de:
1) Descrever os conceitos básicos da PBE e as etapas necessárias ao seu desenvolvimento.
2) Elaborar uma questão clínica focalizada e pesquisável a partir de um problema emergente da prática.
3) Definir uma estratégia para realizar uma revisão de literatura eficaz, utilizando fontes primárias e/ou secundárias.
4) Avaliar criticamente a investigação de enfermagem e de outras disciplinas do conhecimento.
5) Sintetizar os resultados relevantes em função da sua aplicabilidade dos resultados obtidos
Competências a desenvolver
A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt )no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 6, 9 & 10; Competências Gerais Sistémicas – 21; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – B1 (20,21,23,24,25); C1 (86).
Programa
1. Prática Baseada na Evidência (PBE): do conceito à implementação
1.1. A evidência como fundamento da prática clínica de enfermagem
1.2. Tipo de estudos e níveis de evidência
1.3. As diferentes fontes de evidência
1.4. “Ética da evidência” na tomada de decisão clinica
2. Formulação de questões clínicas
2.1. Identificação de problemas emergentes da prática clínica
2.2. Princípios para a estruturação das questões clínicas pesquisáveis
2.3. Utilização do Modelo PICO na formulação de questões clínicas
3. Acesso à evidência disponível
3.1. Tipos de Revisão de Literatura
3.2. Desenvolvimento de uma estratégia de Revisão de Literatura
3.3. Competências Básicas para a localização de evidência
3.4. Recursos disponíveis
4. Avaliação crítica da literatura
5. Síntese da Evidência
6. Integração da evidência na prestação de cuidados de enfermagem
6.1. Formulação de um plano de ação
6.2. Barreiras à translação dos resultados
6.2. Promoção de ambientes favoráveis a uma prática de enfermagem baseada na evidência.
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular privilegiar-se-ão abordagens teórico práticas e práticas com recurso a metodologias participativas e ativas em que os estudantes possam: i) identificar problemas emergentes da clínica; ii) experimentar a formulação de questões clínicas pesquisáveis; iii) definir estratégias de pesquisa em bases de dados relevantes para a profissão e disciplina de enfermagem; iv) discutir a qualidade e aplicabilidade dos resultados que forem capazes de sintetizar.
Para o efeito recorrer-se-á a uma diversidade de atividades de aprendizagem: discussão de artigos relacionados com os conteúdos abordados na Unidade Curricular; Debates; utilização de bases de dados de informação científica; trabalhos de grupo referentes a tópicos constantes no programa da Unidade Curricular; seminários com a participação ativa dos estudantes; trabalho autónomo direcionado à realização de atividades de demonstração de competências de acordo com os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular.
Bibliografia
Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide.Berkshire: McGraw Hill.
Dang, D., & Dearholtht, S., (Ed.) (2018). Johns Hopkins Nursing Evidence-Based practice: Model and guidelines. Indianopolis: Sigma, Theta, Tau International.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
Pearson, A., Wiechula, R., Court, A. &, Lockwood, C. [et al.] (2010). O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, IIª série, 12, 123-133.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.
Método de Avaliação
- Frequência - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60 %