Comunicação e Desenvolvimento Pessoal I
Código
0105964Créditos ECTS
6Objetivos
1) Discutir os conceitos centrais e os princípios básicos da comunicação humana.
2) Identificar a importância da assertividade num contexto de prestação de cuidados de enfermagem.
3) Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências relacionadas com a relação terapêutica em enfermagem.
4) Analisar estratégias adequadas à comunicação em situações de interação particular, com clientes e colegas.
5) Examinar a importância do autoconhecimento, da autoconfiança e da autoestima para a melhoria dos cuidados prestados e para o desenvolvimento pessoal do enfermeiro.
Programa
1. Comunicação: Princípios Básicos (Prof. Piedade Lalanda - 12horas = 7h T + 5 h TP)
1.1. Conceito e princípios básicos da comunicação humana.
1.2. Fatores que influenciam a eficácia da comunicação.
1.3. Modos de expressão da comunicação: manifestações verbais e não verbais.
1.4. Comunicação centrada no cliente: condições da pessoa que interferem com a comunicação.
1.5. A relação com a pessoa cuidada num contexto profissional, legal e deontológico
2. Comunicação Assertiva em Contexto Profissional (Prof. Luís Miguel Gomes - 7h = 2h T e 5h TP)
2.1. Comunicação assertiva; passiva; agressiva e manipuladora
2.2. Comunicação assertiva com clientes e colegas.
3.A Técnica da Entrevista (Prof. Piedade Lalanda - 21 h = 6h T + 15h TP)
3.1. Definição, tipos, objetivos, fases.
3.2. A realização da entrevista em contextos específicos do exercício da profissão de enfermagem.
3. Relação Terapêutica (Prof. Luís Miguel Gomes - 14 h = 4 h T + 10 h TP)
3.1. Comunicação como instrumento promotor da relação terapêutica em cuidados de Enfermagem.
3.2. Relação terapêutica: Definição, objetivo, fases.
3.3. Competências a desenvolver pelo enfermeiro: Atitudes e técnicas de comunicação terapêutica.
3.5. A comunicação terapêutica em situações específicas do exercício da enfermagem.
3.6. Reflexão sobre a interação: Análise de uma sequência interativa.
4. Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal (15h - PL - Prof. Luís Miguel Gomes + 15 h PL. - Prof. Piedade Lalanda)
4.1. Estratégias promotoras do autoconhecimento, autoconfiança e autoestima.
4.2. Atividades de autoanálise.
Métodos de Ensino
- Sessões letivas expositivas
- Visionamento de videos e comentário
- Dinâmicas de grupo - a pares e em grupos pequenos
- Treino prático da Entrevista
Bibliografia
Fachada, O. (2018). Psicologia das relações interpessoais (3ª edição). Lisboa: Ed. Sílabo
Hargreaves, C. (2016). 10 semanas para uma comunicação de excelência. The Book Hut Editores
Neves, J. G. , Garrido, M. & Simões, Ed. (2006). Manual de competências - pessoais, interpessoais e instrumentais. Teoria e prática. Lisboa: Ed. Sílabo.
Rego, A. (2016).Comunicação - Pessoal e Organizacional - teoria e prática. (4ª edição). Lisboa: Ed. Sílabo.
Sequeira, C. (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lisboa: Edições Lidel.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Simulação de entrevista - 40 %