Psicologia da Saúde

Código

0105960

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Conhecer os aspetos psicossociais relativos à preservação e à promoção da saúde, à superação da doença, à compreensão e à adesão ao tratamento, à reabilitação (física, mental, social, profissional, entre outros).

2. Compreender como se processa a influência de diversas condicionantes dos comportamentos saudáveis e o seu contributo para moldar atitudes, decisões e práticas ao longo do ciclo de vida:
3. Assimilar vocabulário técnico relativo aos principais construtos psicossociais implicados na análise de comportamentos relacionados com a saúde;

4. Aplicar as teorias versadas na análise de casos.
5. Compreender a influência do stresse na saúde do indivíduo e conhecer estratégias de coping para o controlar evidenciando compreender como se processa o ciclo da intervenção de modificação de comportamentos relacionados com a saúde.
6. Identificar os princípios fundamentais de uma intervenção eficaz na alteração de comportamentos no âmbito da saúde.
7. Conhecer programas de intervenção psicossocial na promoção e proteção da saúde e na prevenção primária:
planeando intervenções vocacionadas para a resolução de casos simulados e/ou reais;
o experimentando metodologias e estratégias de intervenção;
o concebendo a avaliação de resultados e impactos como parte integrante e imprescindível do processo de intervenção.

Programa

  1. O contributo da Psicologia da Saúde na formação de prestadores de cuidados de saúde.
  2. A Psicologia da Saúde:  Do paradigma biomédico ao holístico.
  3. Condicionantes psicossociais do estado de saúde e de doença:
  4. Comportamentos de risco e processos de luto ao longo do ciclo de vida.
  5. Modelos de compreensão do comportamento saudável:
  6. Bem-estar, stresse e coping na gestão da saúde:
    1. Estilos de vida e fatores promotores de bem-estar;
    2. Stresse: das fontes às estratégias de coping.
  7. Adaptação psicossocial à doença:
    • Modelos do comportamento de doença;
    • Resposta psicológica à doença, à hospitalização e ao tratamento;
    • A adesão ao regime terapêutico;
    • A adaptação à doença crónica.
  8. Conceção e gestão de programas de intervenção em Psicologia da Saúde:
    • Componentes e fases da intervenção psicossocial
    • Estratégias comunicacionais da intervenção: Da persuasão à participação;
    • Práticas e programas de intervenção.

Métodos de Ensino

Esta disciplina mobiliza métodos, quer centrados no professor e numa exposição dialogada, quer centrados no estudante, através da realização de atividades individuais e em grupo que contemplam:

  • o debate em fóruns de discussão de filmes e/ou integração de contributos individuais;
  • a pesquisa orientada de documentação científica;
  • a dinamização de seminários,
  • a apresentação de comunicações e de pósteres,
  • a realização de exercícios práticos de análise de casos e
  • a participação, em grupo, num trabalho de investigação no domínio.

A disponibilização de materiais é assegurada através da partilha de links e de ficheiros via Moodle e do email da turma. A orientação dos trabalhos será efetuada na aula e o esclarecimento de dúvidas será realizado presencialmente e através do Moodle.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM

Decorrendo da metodologia adotada, as atividades de aprendizagem apresentam um carácter diversificado, podendo integrar:

a)       A realização dos trabalhos práticos da disciplina, que incluem:

             i.      a análise e discussão, em grupo alargado, de casos práticos;

            ii.     a leitura orientada de textos de apoio com a elaboração de sínteses coletivas;

           iii.     apresentação de um artigo à escolha da revista Psicologia, Saúde e Doenças;

b)       A apresentação, em grupo, no formato de comunicação científica, das opções concetuais e metodológicas e dos resultados da investigação empírica realizada sobre um domínio de incidência da Psicologia da Saúde. A sua comunicação à turma deverá ser realizada em 20 minutos, prevendo-se 15 minutos para apresentação e 5 minutos para dinamizar/responder a questões do grande grupo;

c)       A apresentação e discussão das opções concetuais e metodológicas de um projeto de intervenção psicossocial/individual em comportamentos de saúde;

d)       A realização, em grupo, de um relatório que integra uma síntese da investigação produzida num campo específico da Psicologia da Saúde e os procedimentos e resultados da recolha e análise de dados empíricos.

Bibliografia

  • Direção Regional de Saúde (2014). Plano Regional de Saúde 2014-2016 (com extensão a 2020) Acesso em: http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/C1434B21-D0C0-4B26-9A3B-17254892AD0F/0/PRS20142016.pdf
  • Ayers, S., Baum, A., McManus, C., Newman, S., Wallston, K., Weinman, J., & West, R. (Eds.). (2007). Cambridge handbook of psychology, health and medicine. Cambridge University Press.
  • Gross, R. & Kinnison, N. (2007). Psychology for nurses and allied health professionals. London: Hodder Arnold.
  • Lima, M. L.; Bernardes, S. F. & Marques, S. (2014). Psicologia social da saúde: investigação e intervenção em Portugal. Lisboa: Sílabo.
  • Nezu, AM; Nezu, CM & Geller, PA (Eds.). (2003). Health Psychology, In Weiner, IB (Ed.-in-chief), Handbook of Psychology, vol. 9. New Jersey: John Wiley & Sons.
  • Stroebe, W. (2011). Social psychology and health, 3th ed. Berkshire: Mc Graw Hill.
  • Vala, J. & Monteiro, M.B. (Orgs.). (2013). Psicologia Social, 9ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Wedding, D. & Stuber, M. L. (2010). Behavior and medicine, 5th ed. Cambridge: Hogrefe.

NOTA: No decurso da lecionação da unidade curricular serão disponibilizadas referências bibliográficas e de filmografia de acordo com a área temática em análise e as necessidades dos estudantes.

Método de Avaliação

  • Frequência - 40 %
  • Projeto de intervenção psicossocial/individual de comportamentos de saúde - 22 %
  • Relatório de síntese do trabalho de grupo - 32 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 5 %