Bioquímica
Código
0105956Créditos ECTS
3Objetivos
- Adquirir conhecimentos gerais sobre os constituintes da matéria viva e sobre a lógica molecular da vida.
- Adquirir conhecimentos gerais sobre a relação estrutura/função das principais biomoléculas
- Adquirir uma visão global do metabolismo (nomeadamente do metabolismo energético) e da importância da sua regulação na homeostase da célula e do organismo, na perspetiva da dicotomia saúde/doença
- Reconhecer que na base de processos patológicos estão desvios, ao nível molecular, dos processos fisiológicos
- Demonstrar conhecimento básico sobre os constituintes fundamentais da matéria viva, suas funções e principais transformações, no sentido de providenciar uma melhor prestação de cuidados nas suas várias áreas de atuação.
- Apreciar os dados bioquímicos relevantes para a concepção e prestação segura dos cuidados de enfermagem
- Tomar consciência da importância da formação contínua e da atualização de conhecimentos ao longo do seu percurso profissional
Programa
1. A Bioquímica como área científica dentro das Ciências da Vida. Impacto da Bioquímica no presente. História da Bioquímica
2. Composição química dos seres vivos
2.1. As principais classes de biomoléculas
2.2. A água como constituinte fundamental dos seres vivos
2.3. Tampões com interesse fisiológico, equilíbrio ácido-base e suas alterações
2.4. Principais iões biológicos
3. Proteínas – estrutura e funções
4. Enzimas e cinética enzimática. Regulação. Inibição enzimática
5. Glícidos – estrutura e funções
6. Lípidos – estrutura e funções
7. Membranas biológicas – organização estrutural e funções
8. Nucleótidos – estrutura e funções
9. Metabolismo das principais biomoléculas (principais aspetos): glícidos, lípidos, proteínas e nucleótidos – vias centrais e inter-relações
Métodos de Ensino
As aulas teóricas destinam-se à apresentação, nas suas linhas fundamentais, das temáticas centrais da bioquímica básica humana, na perspetiva da dicotomia saúde/doença e da sua relevância para vida do futuro profissional de Enfermagem. É estimulada a participação ativa dos estudantes nas aulas, bem como a resolução de exercícios que facilitem a aquisição de alguns conceitos. A discussão de alguns casos clínicos simples permite a sua interpretação com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e a compreensão da necessidade de intervenção do futuro profissional. São apresentados questionários que facilitam e monitorizam a aprendizagem.
Bibliografia
1. Berg, J.M., Tymozko, L. & Stryer, L. (2012). Biochemistry (7th Ed.). N. York: W.H. Freeman & Company.
2. Campos, L.S. (2005). Entender a Bioquímica (5ª Ed.). Lisboa: Escolar Editora.
3. Murray, R.K., Bender, D., Botham, K.M., Kennelly, P.J., Rodwell, V.W. & Weil, A. (2012). Harper’s Illustrated Biochemistry (29th Ed). N. York: McGraw Hill.
4. Nelson, D.L. & Cox, M.M. (2008). Lehninger Principles of Biochemistry (5th Ed.). N. York: W.H. Freeman & Company.
5. Koolman, J. & Roehm, K.H. (2005). Color Atlas of Biochemistry (2ª Ed.). N. York: Thieme.
6. Quintas, A., Freire, A.P. & Halpern, M.J. (2010). Bioquímica: Organização molecular da vida. Lisboa: Lidel.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 25 %
- 2.ª Frequência - 25 %
- Resolução de problemas - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %