Enfermagem do Adulto e Idoso

Código

0105954

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:

1. Descrever o fenómeno do envelhecimento e da longevidade da pessoa adulta e idosa;

2. Descrever estratégias promotoras de envelhecimento saudável da pessoa adulta e idosa e família/cuidador promotoras de longevidade com qualidade;

3. Identificar as implicações das políticas e dos recursos existentes na comunidade

Competências a desenvolver

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1,2,4,5,6,12; Competências Gerais Sistémicas – 22,25; competências interpessoais – 13, 15, 18, 19; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – A1 (2); A2 (7,8,12,14,15,16,18); B1 (20,21,23,25, 27,29,30); B2 (32,33,34,35,36,37,38,39,40,41,42,43); B3 (44,46,47,49,52,55).

Programa

1. O fenómeno do envelhecimento e da longevidade das pessoas adultas e idosas: conceitos, teorias, condicionantes/implicações a nível biológico, psicossocial e cultural


2. Estratégias promotoras de envelhecimento saudável e longevidade com qualidade - da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica, à prescrição das intervenções de enfermagem e à avaliação de resultados (instrumentos básicos de enfermagem)
2.1. Direitos da pessoa adulta e idosa - Prevenção de estereótipos atribuídos ao processo de envelhecimento e à pessoa idosa
2.2. Trabalho, desemprego, reforma e lazer 
2.3. Prevenção de acidentes 
2.4. Prevenção de maus tratos 
2.5. Eliminação urinária e intestinal (problemas do intestino - obstipação) 
2.6. Exercício físico 
2.7. Prevenção das complicações da imobilidade e das lesões por humidade e úlceras de pressão 
2.8. Sexualidade 
2.9. Sono e repouso 
2.10. Relação/comunicação com a pessoa com perturbações visuais e auditivas e com demência 
2.11. Espiritualidade e religiosidade


3. Recursos da comunidade e políticas sociais - suas implicações na prática dos enfermeiros.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular ocorrerão momentos de construção e análise de saberes através de uma dinâmica que se pretende incutir no seu desenvolvimento, através de sessões expositivas dos conteúdos, com discussão, análise e reflexão de textos, de casos práticos (selecionados pelos docentes ou pelos estudantes); de sessões teórico/práticas e práticas, nomeadamente sobre a utilização de instrumentos de avaliação das necessidades da pessoa adulta e idosa; da realização de trabalhos orientados em pequenos grupos que serão apresentados em sala de aula; do recurso aos meios audiovisuais inerentes a cada situação; da participação em eventos, cujos conteúdos contribuam para enriquecimento e complementaridade dos conteúdos programáticos e de dramatizações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências selecionadas.

O domínio de pesquisa será orientado para a pessoa adulta e idosa/família (sua adaptação ao estado de saúde), em articulação com outras unidades curriculares. Os estudantes serão orientados para o estudo autónomo através da realização de pesquisa bibliográfica, documental e de base de dados, de seleção e organização de informação e de análise e reflexão de casos práticos. 

Bibliografia

- Cabral, M., Ferreira, P., Silva, P., Jerónimo, P., e Marques, T. (2013). Processos de envelhecimento em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978-989-8662-00-2.

- Callahan, D. (2016). Poner límites. Los fines de la medicina en uma sociedade que envejece. Madrid: Triacastelo.

- Direção-Geral da Saúde (2015). Plano Nacional de Saúde: Revisão e Extensão a 2020, Lisboa: DGS.

- Espanha, R., Ávila, P., e Mendes, R. V. (2016). Literacia em saúde em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

- Felix, M. (2013). Envelhecer sem ficar velho. Lisboa: Oficina do Livro Sociedade Editorial, Lda. ISBN 978-989-7410-61-1.

- García, J. (2010). Los tiempos del cuidado: El impacto de la dependencia de los mayores em la vida cotidiana de sus cuidadores. Madrid: Ministério de Sanidad y Política/Instituto de Mayores y Servicios Sociales (IMSERSO).

- Lopes, M. A. (Org.) (2013). O cuidado de enfermagem à pessoa idosa. Da investigação à prática. Loures: Lusociência. ISBN: 978-989-748-003-4.

- Monahan, S., e Neighbors, Marek.Green (2010). Phipps enfermagem médico-cirúrgica. Perspetivas de saúde e doença. Loures: Lusodidacta. ISBN: 978-989-8075-22-2.

- Ostrouch-Kaminska, J., e Vieira, C. C. (Eds.) (2015). Private world(s). Gender and informal learning of adults. Rotterdam: Sense Publishers. Disponível em https://www.sensepublishers.com/catalogs/bookseries/research-on-the-education-and-learning-of-adults/private-worlds/

- Paúl, C., e Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-972-757-799-6.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %