Sociologia da Saúde

Código

0105947

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Recorrer aos contributos da Sociologia na reflexão sobre a problemática da saúde/doença,.
2. Compreender a saúde/doença como fenómenos multidimensionais;
3. Compreender, enquanto futuro profissional de enfermagem, a importância do cuidar de pessoas como seres dotados de identidade, vivendo em contextos multiculturais.
4. Desenvolver o interesse e a curiosidade pela pesquisa científica com base nas metodologias e técnicas de investigação das ciências sociais.
5. Promover, enquanto futuro profissional de enfermagem, a humanização dos cuidados, nos contextos da prática clínica integrados no sistema de saúde.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas

Será privilegiado o método expositivo/participativo, intercalado com trabalhos de reflexão individual e em grupo, de modo a interligar de forma concreta a teoria e a realidade prática. Serão convidados preletores sempre que a temática a abordar o justifique, estimulando a reflexão dos alunos sobre determinadas áreas de conhecimento.

Sessões teórico-práticas

Os alunos serão convidados a realizar trabalhos individuais de reflexão e pesquisa, de modo a favorecer um espírito crítico, a compreensão da realidade sociológica e estimulando a leitura e o pensamento científico.

Os alunos serão também orientados na elaboração de trabalhos em grupo, no sentido da construção de um objeto de estudo, que deverá conduzir à pesquisa bibliográfica e à apresentação de um trabalho no final do semestre.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência - 35 %
  • 2.ª Frequência - 35 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %