Epidemiologia e Estatística

Código

0105943

Créditos ECTS

3

Objetivos

Epidemiologia:

1. Explicar os contributos da epidemiologia para a avaliação do estado de saúde da comunidade, promoção da saúde e intervenção da enfermagem.

2. Distinguir os diferentes tipos de estudo em epidemiologia.

3. Diferenciar o conceito epidemiológico de doença crónica e de doença infeciosa.

Estatística:

1. Utilizar os conhecimentos de Inferência Estatística clássica na estimação pontual e intervalar de parâmetros populacionais de interesse, assim como saber formular testes de hipóteses em situações concretas, tirando as conclusões apropriadas.

2. Aplicar o modelo de regressão linear simples e saber avaliar a qualidade do ajustamento linear.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de Ensino

Em articulação com a metodologia de ensino as atividades de aprendizagem no módulo de Epidemiologia estarão centradas na pesquisa, seleção e organização dos conteúdos desenvolvidos numa perspetiva de aprofundamento do conhecimento de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.
As aulas teóricas no módulo de Estatística terão uma componente expositiva que será sempre acompanhada de exemplos de aplicação na área da Saúde. A interação professor/estudante também será uma componente importante no processo de aprendizagem, quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas.

Bibliografia

Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellström, T. (2006). Epidemiologia Básica, 2ª Ed., Livraria Santos Editora Comércio e Importação Ltda., Lisboa.

García, R. M. (2016). Fundamentos De La Educación Para La Salud Y La Atención Primaria. Alcalá Grupo Editorial, Espanha.

Jekel, J. F., Katz, D. L., Elmore, J. G. (2005). Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva. 2ª Ed., Artmed Editora, São Paulo.

Zurro, A. M., Pérez, J. F. C. Badia, J.G. (2016). Compendio de Atención Primaria: Conceptos, organización y práctica clínica en Medicina de Familia. 4ª Ed., Elsevier, Madrid.

Método de Avaliação

  • Mini-Testes - 40 %
  • Teste final - 60 %