Epidemiologia e Estatística
Código
0105943Créditos ECTS
3Objetivos
Epidemiologia:
1. Explicar os contributos da epidemiologia para a avaliação do estado de saúde da comunidade, promoção da saúde e intervenção da enfermagem.
2. Distinguir os diferentes tipos de estudo em epidemiologia.
3. Diferenciar o conceito epidemiológico de doença crónica e de doença infeciosa.
Estatística:
1. Utilizar os conhecimentos de Inferência Estatística clássica na estimação pontual e intervalar de parâmetros populacionais de interesse, assim como saber formular testes de hipóteses em situações concretas, tirando as conclusões apropriadas.
2. Aplicar o modelo de regressão linear simples e saber avaliar a qualidade do ajustamento linear.
Programa
EPIDEMIOLOGIA
1. Epidemiologia: conceitos e princípios básicos
1.1. Origens, definição e âmbito da epidemiologia
1.2. Contributos da epidemiologia na avaliação do estado de saúde da comunidade
1.3. Métodos básicos de epidemiologia e sua relação com a promoção de saúde do público
1.4. Epidemiologia e prevenção
1.5. Modelos em epidemiologia: tríade, roda e teia
2. A medição de saúde e de doença (Incidência, Prevalência e Letalidade)
3. Epidemiologia Descritiva e Analítica
3.1. Principais variáveis e métodos.
3.2. Tipos de Estudo.
4. Epidemiologia das doenças crónicas e epidemiologia das doenças infeciosas
ESTATÍSTICA
1. Análise Exploratória de Dados (abordagem univariada):
Recolha de dados. Tipo de dados. Tratamento dos dados. Tabelas de distribuição de frequências. Medidas de localização e dispersão. Identificação de outliers. Representação gráfica de dados.
2. Inferência Estatística
2.1. Inferência Estatística para Dados Contínuos
2.1.1.Estimação pontual e intervalar para o valor médio e para a diferença entre dois valores médios populacionais
2.1.2.Testes de hipóteses: conceitos básicos. Testes para o valor médio de uma população normal. Testes para comparar dois valores médios de populações normais com base em amostras independentes e amostras emparelhadas
2.2. Inferência Estatística para Dados Qualitativos
2.2.1.Estimação pontual e intervalar para uma proporção e para a diferença entre duas proporções
2.2.2.Testes de hipóteses para uma proporção e para duas proporções com base em amostras independentes e emparelhadas. Risco relativo e rácio de vantagens (odds ratio)
2.2.3.Teste do qui-quadrado como teste de homogeneidade de proporções e como teste de independência para a análise de tabelas de contingência. Coeficiente V de Cramér
3. Introdução à Regressão Linear Simples:
Formulação do modelo e hipóteses de base. Estimação dos parâmetros dos modelos. Testes de hipóteses para os parâmetros do modelo. Qualidade do ajustamento linear. Coeficiente de determinação.
Métodos de Ensino
Em articulação com a metodologia de ensino as atividades de aprendizagem no módulo de Epidemiologia estarão centradas na pesquisa, seleção e organização dos conteúdos desenvolvidos numa perspetiva de aprofundamento do conhecimento de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.
As aulas teóricas no módulo de Estatística terão uma componente expositiva que será sempre acompanhada de exemplos de aplicação na área da Saúde. A interação professor/estudante também será uma componente importante no processo de aprendizagem, quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas.
Bibliografia
Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellström, T. (2006). Epidemiologia Básica, 2ª Ed., Livraria Santos Editora Comércio e Importação Ltda., Lisboa.
García, R. M. (2016). Fundamentos De La Educación Para La Salud Y La Atención Primaria. Alcalá Grupo Editorial, Espanha.
Jekel, J. F., Katz, D. L., Elmore, J. G. (2005). Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva. 2ª Ed., Artmed Editora, São Paulo.
Zurro, A. M., Pérez, J. F. C. Badia, J.G. (2016). Compendio de Atención Primaria: Conceptos, organización y práctica clínica en Medicina de Familia. 4ª Ed., Elsevier, Madrid.