Comunicação e Desenvolvimento Pessoal II

Código

0105847

Créditos ECTS

3

Objetivos

1. Compreender a importância da multiculturalidade na representação e na experiência da saúde/doença, nomeadamente tendo por referência as dimensões sociocultural e espiritual;
2. Refletir e analisar os pressupostos inerentes à humanização dos cuidados de saúde, tendo em conta, a organização dos cuidados de saúde e a diversidade sociocultural e individual dos utentes (idade, género, condição, situação...)
3. Aprofundar os riscos psicossociais, inerentes ao exercício da profissão, sujeita a fatores de stress, sabendo identificar estratégias de prevenção, nomeadamente ao nível da integração nas instituições/organizações e perante o risco de "burnout".

A unidade curricular contribui com conhecimentos para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores.

Programa

1. A multiculturalidade e a compreensão das representações /experiência vivida da saúde/doença

a. A religiosidade e o sistema de crenças;
b. As referências culturais, étnicas e os padrões de referência na compreensão dos comportamentos na saúde/doença
c. A multiculturalidade na humanização da prática de enfermagem

2. Humanizar como prática reflexiva sobre o cuidar em Enfermagem

a. A comunicação que humaniza ou desumaniza
b. A comunicação nas instituições de saúde e a humanização/transformação do cuidar e dos serviços de saúde.

3. Cuidar dos outros e cuidar de si

a. Riscos psicossociais inerentes ao exercício da profissão de Enfermeiro.
b. Autoconceito e representação social do enfermeiro.

Métodos de Ensino

Pretende-se com a Unidade Curricular de Comunicação e Desenvolvimento II apelar a uma abordagem teórico-prática que proporcione aos estudantes conhecimentos, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e treino de comunicação, no exercício da profissão de enfermagem.

Para tal far-se-á uso de metodologias diversas, nomeadamente centradas no docente, mas sobretudo promovendo a capacidade dos estudantes em termos de auto-análise e reflexão crítica através do recurso a métodos interativos, trabalho de grupo, estudo de casos e simulação de situações profissionais, com ou sem gravação em vídeo.

Bibliografia

Berger, Peter (1978), Perspetivas sociológicas, uma visão humanística.

Alves, Fátima (coord.) (2013), Saúde, Medicina e Sociedade – uma visão sociológica, Lisboa: Ed. Pactor.

Carapinheiro, Graça (1993), Saberes e poderes no Hospital – uma sociologia dos serviços hospitalares, Porto, Ed. Afrontamento.

Chalifour, J. (2008). A Intervenção terapéutica, vol 1 Os fundamentos existencial-humanistas da relação de ajuda, Loures, Lusodidata.

Frias, Cidália (2013). Encontro de Corpos- Processo de Construção de Cuidados Enfermeiro/Pessoa em Fim de Vida. Loures. Lusociência.

Leandro, Maria Engrácia, Paulo Nuno de Sousa Nossa, Victor Terças Rodrigues,(2009), Saúde e Sociedade – os contributos (in)visíveis da família, Viseu, Ed. Psico Soma.

Lopes, Noémia, 2001, Recomposição Profissional da Enfermagem – estudo sociológico em contexto hospitalar, Coimbra: Quarteto. ISBN: 972-8717-17-2.

Phaneuf, M. (2004). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures, Lusociência.

Santos,F.S.(2009).Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida ,a Morte e o Morrer .S.Paulo, Editora Atheneu.

Teixeira, B.; Perestrelo, B. (2016) Mindfulness. Os Benefícios da atenção plena na saúde mental. Lisboa, Edições Mahatma.

Método de Avaliação

  • Trabalho Individual 1 - 30 %
  • Trabalho Individual 2 - 30 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %