Ética em Saúde
Código
0105845Créditos ECTS
3Objetivos
Objetivos
Distinguir os modelos e teorias que fundamentam a decisão ética;
Descrever as etapas do processo de tomada de decisão ética;
Refletir sobre aspetos ético-deontológicos relacionados com o princípio e o fim da vida;
Refletir sobre implicações éticas nos transplantes de órgãos;
Discutir questões éticas relacionadas com a recusa de transfusões de sangue pelas testemunhas de Jeová;
Competências a Desenvolver
Demonstra estabelecer uma distinção entre Ética, Bioética, Ética em Saúde e Deontologia;
Demonstra conhecimento dos modelos e teorias éticas e das etapas do processo de tomada de decisão ética;
Demonstra capacidade de argumentar em questões éticas relacionadas com o princípio e com o fim da vida;
Debate, utilizando argumentos lógicos e fundamentados, as implicações éticas relacionadas com os transplantes de órgãos
Demonstra compreensão das questões éticas relacionadas com a recusa de transfusões sanguíneas pelas testemunhas de Jeová.
Programa
Ética, Bioética, Ética em Saúde, Ética em Enfermagem, Deontologia;
Modelos e teorias éticas;
Dilemas éticos e processo de tomada de decisão;
Direitos e deveres dos doentes;
Ética e multiculturalidade
Valores pessoais e profissionais na prática da enfermagem
Autonomia e responsabilidade
Compaixão e solidariedade
Fidelidade e veracidade
Ética e Sexualidade
Dilemas éticos no princípio da vida: contraceção e infertilidade; diagnóstico pré-natal; reprodução medicamente assistida.
Dilemas éticos ao longo da vida: marginalização do doente com SIDA, transplantes de órgãos, recusa de transfusões de sangue pelas testemunhas de Jeová.
Dilemas éticos no fim da vida: meios proporcionados e desproporcionados; tratamentos fúteis; transmissão de más notícias; testamento vital; eutanásia; distanásia ou obstinação terapêutica; cuidados paliativos.
Processo do luto.
Métodos de Ensino
A unidade curricular consta de momentos de apresentação de conteúdos, mas também se adotam outros métodos mais dinâmicos e que exigem a participação do estudante, tais como leituras e reflexão, projeção de filmes relacionados com os temas abordados e debate sobre as questões éticas presentes, debate sobre situações da vida real e trabalhos de grupo, entre outros. Os estudantes realizam pesquisa, seleção e organização de informação relacionada com Ética em Saúde.
Também se recorre ao debate após consulta eletrónica ou bibliográfica de artigos sobre Ética em Saúde.
Bibliografia
Archer, Luís; Biscaia, Jorge e Osswald, Walter (coord). Bioética. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1996.
Archer, Luís; Biscaia, Jorge; Osswald, Walter e Renaud, Michel (coord). Novos desafios à Bioética. Porto: Porto Editora, 2001.
Neves, Maria do Céu Patrão e Pacheco, Susana (coord.). Para uma ética da enfermagem: desafios. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004.
Nunes, Rui e Melo, Helena (coord.). A ética e o direito no início da vida humana. Coimbra: G.C. – Gráfica de Coimbra, 2001.
Pacheco, Susana. Cuidar a pessoa em fase terminal: perspectiva ética. 2ª ed. Loures: Lusociência, 2004.
Associação Portuguesa de Bioética (APB): http://www.apbioetica.org/gca/index.php?id=143&idbloco=152
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV): http://www.cnecv.gov.pt/cnecv/pt/
European Group on Ethics in Science and New Technologies: http://europa.eu.int/comm/european_group_ethics/index_en.htm
International Association of Bioethics: http://www.bioethics-international.org/
Método de Avaliação
- Apresentação oral em grupo de um tema relacionado com os conteúdos - 40 %
- Artigo de reflexão, realizado individualmente - 60 %