Fundamentos de Enfermagem e Ética II

Código

0105837

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:

1) Discutir os conceitos centrais e as componentes específicas da documentação de enfermagem na informação em saúde.

2) Desenvolver conhecimentos e habilidades na utilização de taxonomias, em particular a CIPE, na descrição das práticas de enfermagem.

3) Discutir aspetos éticos e deontológicos na relação enfermeiro/cliente.

4) Relacionar a utilização do processo de enfermagem com a ação profissional de enfermagem.

5) Demonstrar conhecimentos, habilidades e capacidades relacionadas com intervenções de enfermagem no domínio de técnicas e procedimentos.

Programa

1-O processo de enfermagem como metodologia para a ação profissional

1.1-Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica

1.2-Da prescrição das intervenções de enfermagem à avaliação de resultados

2-Avaliação de Saúde e Exame Físico

3-Documentação dos cuidados de enfermagem (CIPE)

4-Aspetos Deontológicos e Éticos na relação enfermeiro/cliente

5-Intervenções de enfermagem no domínio dos processos corporais: procedimentos e técnicas

5.1-Processos do sistema gastrintestinal (Entubação nasogástrica)

5.2-Processos do sistema musculosquelético (Posicionamentos na cama/cadeira;Exercício;transferência;Marcha)  

5.3-Processos de resposta física: sinais vitais

5.4-Processos do sistema regulador

6-Intervenções de enfermagem no domínio do comportamento: procedimentos e técnicas

6.1-Autocuidado cuidar da higiene pessoal (preparação da cama;banho;higiene oral)

7-Intervenções de enfermagem no domínio do processo de morte: procedimentos e técnicas.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino a utilizar assenta em sessões expositivas de lecionação de conteúdos com recurso à projeção de meios audiovisuais e ao questionamento ativo dos estudantes com a finalidade de estimular a sua participação e reflexão sobre os conteúdos lecionados.

Como base estruturante das sessões expositivas recorrer-se-á a casos práticos com a finalidade de envolver os estudantes na construção do conhecimento que fundamenta a ação profissional de enfermagem.

Em pontos-chave da matéria, optar-se-á pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem em laboratório. Deste modo, a organização e realização de ateliers será o recurso a utilizar no sentido do desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras na execução dos procedimentos e técnicas definidos nos conteúdos.

Será igualmente recomendada a leitura orientada de artigos para consolidação dos conteúdos abordados em tempo autónomo.

Bibliografia

×          Conselho Jurisdicional (2010). Segurança da Informação em Saúde e Sigilo Profissional em Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.

×          Doenges, M. & Moorhouse, M. (2010). Aplicação do Processo de Enfermagem e do Diagnóstico de Enfermagem. Um texto interactivo para o raciocínio diagnóstico, 5ª ed. Loures: Lusociência.

×          International Council Of Nurses (2015). CIPE versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros disponível em https://www.ordemenfermeiros.pt/pesquisa-conteudos/?search_field=CIPE

×          Ordem dos Enfermeiros (2005). Código Deontológico do Enfermeiro: dos comentários à análise de casos. Lisboa, Ordem dos Enfermeiros.

×          Pereira, F. (2009). Informação e Qualidade do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Coimbra: Formasau.

×          Potter, Patrícia A.; Perry, Anne Griffin (2006). Fundamentos de enfermagem: conceitos e procedimentos. 5ª ed. Loures: Lusociência.

×          Veiga, Bárbara S. et al. (2011). Manual de normas de Enfermagem. Procedimentos técnicos. 2ª ed. revista. Lisboa: ACSS.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Práticas laboratoriais - 20 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %