Enfermagem da Criança e Adolescente
Código
0105831Créditos ECTS
6Objetivos
A Unidade Curricular de Enfermagem da Criança e do Adolescente integra o estudante no estudo global do ser humano em situação de saúde/doença nos processos de crescimento e desenvolvimento desde o recém-nascido à adolescência. Com esta unidade curricular pretende-se habilitar o estudante para a aquisição e desenvolvimento de competências de enfermagem para cuidar de crianças/adolescentes/família, no âmbito do conteúdo funcional do enfermeiro de cuidados gerais.
Objetivos:
1. Conhecer as Politicas de Saúde Internacionais, Nacionais e Regionais dirigidas à criança e adolescente/família e as suas implicações para o cuidado de enfermagem pediátrica;
2. Analisar a situação atual da assistência de saúde e Programas de Vigilância de Saúde da criança/adolescente/família;
3. Compreender a inter-relação dos diferentes fatores que interferem no processo de crescimento e desenvolvimento, nos processos patológicos e no tratamento da criança/adolescente.
4. Adquirir conhecimentos sobre os principais problemas de saúde, as patologias específicas mais frequentes e as principais situações de urgência/emergência no recém-nascido, criança e adolescente;
5. Adquirir conhecimentos que permitem a identificação de diagnósticos de enfermagem e a formulação de um plano de cuidados de enfermagem que potencie a promoção da saúde, a prevenção da doença e a recuperação da criança/adolescente e família, em função das suas respostas, incluindo situações comuns de Urgência Pediátrica.
Programa
1. Perspetivas da Enfermagem Pediátrica
Políticas de saúde Internacionais, Nacionais e Regionais dirigidas à criança e adolescente/famílias e suas implicações para o cuidado de enfermagem pediátrica
Declaração dos Direitos da Criança
Principais Indicadores de Saúde na população infantil
Programa Nacional e Regional de Saúde Infantil e Juvenil
Programa Nacional e Regional de Vacinação
Enquadramento e contexto do exercício da enfermagem pediátrica- Filosofia do Cuidado.
2. Saúde da criança e do adolescente
Crescimento e desenvolvimento, Parentalidade, Alimentação, Sono e repouso, segurança, Sexualidade
3. Enfermagem à criança e ao adolescente vivenciado situações especiais:
Hospitalização, Dor, Febre
Problemas transitórios mais comuns no recém-nascido: (Caput-succedaneum, Cefalohematoma, Eritema tóxico, Cútis marmorata Moteamento, Acrocianose, Mancha mongólica, Vérnix caseoso, Lanugo, Quistos de milia, Candidíase oral, Dermatite seborreica e da área da fralda)
Abuso (maus tratos).
4. Condições agudas e crónicas mais prevalentes na criança
Doenças evitáveis pela vacinação
Amigdalite, Otite, Bronquiolite
Regurgitação, Refluxo gastro esofágico, Estenose hipertrófica do piloro, Dor abdominal paroxística (cólica); Desidratação, Diarreia, Vómitos; Doença celíaca e Icterícia neonatal
Síndrome Nefrótica de alteração mínima, Infeção do Trato Urinário e malformações do trato geniturinário (Fimose, Hipospadia, Epispadia, Criptorquidia, Hidrocele)
Displasia de Desenvolvimento da Anca.
Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica
A avaliação física, de Sinais Vitais, do crescimento e desenvolvimento psicomotordo do recém-nascido, criança e adolescente
Intervenção de enfermagem no domínio dos processos patológicos
Administração de medicamentos; Procedimentos para a manutenção da função respiratória; Colheita de amostras; Diagnóstico precoce;
Procedimentos relacionados com a alimentação;
Suporte Básico de Vida Pediátrico.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular foi concebida com momentos teóricos, teórico-práticos e práticos de modo a poder-se articular os conhecimentos dos diferentes domínios. Contém igualmente momentos de reflexão e análise dos saberes através de uma dinâmica ativa que se pretende incutir. Pretende-se adotar metodologias centradas no estudante que o tornem um agente ativo no seu processo de ensino/aprendizagem.
O professor, enquanto orientador e gestor da aprendizagem, assegurará, no decorrer, da Unidade Curricular as condições e os meios que contribuem para o desenvolvimento humano e profissional do estudante.
Nas sessões de carácter essencialmente prático recorrer-se-á à sala técnica para as demonstrações e manipulação de material de suporte às técnicas de enfermagem.
Bibliografia
Bowden, V. R; Greenberg, C. S. (2013). Procedimentos de enfermagem pediátrica. (3ª ed). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Conselho Nacional de Saúde. (2018). Gerações Mais Saudáveis: Políticas públicas de promoção da saúde das crianças e jovens em Portugal. Lisboa: CNS
Direção Geral de Saúde (2013). Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil. Lisboa: DGS.
Direção Regional de Saúde (2009). Programa Regional de Saúde Escolar e de Saúde Infantil e Juvenil. Açores: Secretaria Regional da Saúde.
Hockenberry, M. J.; Wilson, D. (2016). Wong, Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed. Loures: Lusociência.
Hockenberry, M. J.; Wilson, D. (2018). Wong, Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Ministério da Saúde/Direção Geral de Saúde (2018). Saúde Infantil e Juvenil-Portugal. Lisboa: DGS.
Johnson, J. Y; Keogh, J. (2012). Enfermagem Pediátrica Desmistificada. Loures: Lusodidacta.
Kliegman, R.; Stanton, B. M. D.; St. Geme, J.; Schor, N. F (2014). Nelson Tratado de Pediatria. 19ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Ordem dos Enfermeiros. (2013). Guia Orientador de Boa Prática: Estratégias não Farmacológicas no controlo da dor da criança. Cadernos OE. Serie 1, Número 6. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
Método de Avaliação
- Frequência - 85 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15 %