Enfermagem em Cuidados Continuados e Paliativos

Código

0105828

Créditos ECTS

3

Objetivos

Com o aumento da esperança de vida, vivemos numa sociedade cada vez mais envelhecida. São, também, muitas as pessoas com cancro, SIDA, doenças crónicas e degenerativas e pessoas vítimas de acidentes que ficam parcial ou totalmente incapacitadas e mais ou menos dependentes. Consequentemente, surgem novas necessidades em cuidados de saúde, que requerem respostas adequadas. Perante esta realidade, reconhece-se a necessidade de os estudantes desenvolverem competências nesse sentido. A unidade curricular Enfermagem em Cuidados Continuados e paliativos aborda conteúdos relacionados com a dependência, incapacidade, reabilitação e doença crónica; repercussões da dependência e incapacidade nas pessoas, cuidadores e famílias; intervenção do enfermeiro, como elemento das equipas de cuidados continuados; cuidados à pessoa em cuidados paliativos; apoio e acompanhamento da pessoa em fase terminal e família; controlo de sintomas e apoio no luto.

Objetivos de aprendizagem

a)    Adquirir conhecimentos no domínio dos cuidados continuados e paliativos

b)    Identificar as pessoas com necessidade de cuidados continuados e paliativos

c)    Identificar as necessidades da pessoa/família e o desempenho dos cuidadores informais/família nos cuidados continuados e paliativos

d)    Reconhecer a importância do acompanhamento e da comunicação com a pessoa em fim de vida e família

e)    Conhecer o processo de acompanhamento, morte e luto.

Programa

1. Cuidados Continuados

1.1 Enquadramento legal, conceitos, evolução, objetivos e tipos de serviços

1.2 Tipos de pessoas doentes com necessidade de cuidados continuados

1.3 Cuidados Continuados e promoção da saúde e da qualidade de vida

1.4 Articulação entre cuidados de saúde primários e cuidados diferenciados

1.5 Famílias com pessoas dependentes/Cuidadores informais

1.6 O âmbito de influência do enfermeiro na equipa de cuidados continuados

2. Cuidados Paliativos

2.1 Conceito e áreas de atuação

2.2 Necessidades da pessoa em fim de vida/família

2.3 Controlo de sintomas  

2.4 Acompanhamento da pessoa em fim de vida/família

2.5 O processo de luto da pessoa, família, cuidadores e equipa

Métodos de Ensino

Apresentação de conteúdos. Pesquisa, seleção e organização de informação relacionada com Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos. Análise e reflexão de casos práticos. Discussão sobre temas relacionados com Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos. Debate após consulta eletrónica ou bibliográfica de artigos sobre Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos.

Bibliografia

Andrade, C. (2016). Modelo de Apoio à Mestria do Cuidador Informal. Uma abordagem facilitadora da ação profissional em cuidados domiciliários. Novas Edições Académicashttps://www.morebooks.de/store/gb/book/modelo-de-apoio-%C3%A0-mestria-do-cuidador-informal/isbn/978-3-330-74338-0.

Barbosa, António; Pina, Paulo; Tavares, Filipa & Neto, Isabel Galriça (2016). Manual de Cuidados Paliativos. 3ª ed. revista e aumentada. Lisboa: Centro de Bioética da Faculdade de Medicina/Núcleo de Cuidados Paliativos.

Batista, Joana dos Santos (2012). Dos Cuidados Continuados ao Domicílio: Dificuldades dos Enfermeiros na Preparação da Alta do Idoso Dependente. Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Disponível em: https://repositorio.esenfc.pt/private/index.php?process=download&id=23815&code=216

Foucault, Claudete (2018). A arte de tratar em cuidados paliativos: perspectivas de enfermagem. 2ª ed. Lisboa: Piaget.

Frias, Cidália (2012). Aprendizagem do cuidar e a morte. Loures: Lusociência.

Pacheco, Susana (2014). Cuidar a pessoa em fase terminal: perspectiva ética. 3ª ed. Loures: Lusociência.

Pereira, Helder Rocha (2013). Subitamente cuidadores informais: dando voz(es) às experiências vividas. Loures: Lusociência.

Sapeta, Ana Paula Gonçalves Antunes (2011). Cuidar em fim de vida: o processo de interacção enfermeiro-doente. Loures: Lusociência.

Sequeira, Carlos (2018). Cuidar de idosos com dependência física e mental. 2ª ed. Porto: Lidel

Método de Avaliação

    Frequência - 100 %