Comunicação e Desenvolvimento Pessoal II
Código
0105858Créditos ECTS
3Objetivos
1. Compreender a importância da multiculturalidade na representação e na experiência da saúde/doença, nomeadamente tendo por referência as dimensões sociocultural e espiritual;
2. Refletir e analisar os pressupostos inerentes à humanização dos cuidados de saúde, tendo em conta, a organização dos cuidados de saúde e a diversidade sociocultural e individual dos utentes (idade, género, condição, situação…)
3. Aprofundar os riscos psicossociais, inerentes ao exercício da profissão, sujeita a fatores de stress, sabendo identificar estratégias de prevenção, nomeadamente ao nível da integração nas instituições/organizações e perante o risco de “burnout”.
A unidade curricular contribui com conhecimentos para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores.
Programa
1. A multiculturalidade e a compreensão das representações /experiência vivida da saúde/doença
a. A religiosidade e o sistema de crenças;
b. As referências culturais, étnicas e os padrões de referência na compreensão dos comportamentos na saúde/doença
c. A multiculturalidade na humanização da prática de enfermagem
2. Humanizar como prática reflexiva sobre o cuidar em Enfermagem
a. A comunicação que humaniza ou desumaniza
b. A comunicação nas instituições de saúde e a humanização/transformação do cuidar e dos serviços de saúde.
3. Cuidar dos outros e cuidar de si
a. Riscos psicossociais inerentes ao exercício da profissão de Enfermeiro.
b. Autoconceito e representação social do enfermeiro.
Métodos de Ensino
Pretende-se com a Unidade Curricular de Comunicação e Desenvolvimento II apelar a uma abordagem teórico-prática que proporcione aos estudantes conhecimentos, desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e treino de comunicação, no exercício da profissão de enfermagem.
Para tal far-se-á uso de metodologias diversas, nomeadamente centradas no docente, mas sobretudo promovendo a capacidade dos estudantes em termos de auto-análise e reflexão crítica através do recurso a métodos interativos, trabalho de grupo, estudo de casos e simulação de situações profissionais, com ou sem gravação em vídeo.
Bibliografia
Alves, Fátima (coord.) (2013). Saúde, Medicina e Sociedade – Uma visão sociológica. Ed. Pactor.
Frias, Cidália (2013). Encontro de Corpos- Processo de Construção de Cuidados Enfermeiro/Pessoa em Fim de Vida. Ed. Lusociência.
Gaulejac, Vincent & Michel Legrand (2010). Intervenir par le récit de vie – entre histoire collective et histoire individuelle. Ed. Érès,
Leandro, Maria Engrácia, Paulo Nuno de Sousa Nossa, Victor Terças Rodrigues, (2009). Saúde e Sociedade – Os contributos (in)visíveis da família. Ed. Psico Soma.
Lopes, Noémia. (2014). “Os medicamentos no quotidiano: perceções de risco e práticas sociais”. In Maria Engrácia Leandro e Baltazar Monteiro, Saúde no Prisma da Sociologia - Olhares Plurais (p. 235 – 250). Ed. Psicosoma.
Lopes, Noémia, (2001). Recomposição Profissional da Enfermagem – estudo sociológico em contexto hospitalar. Ed. Quarteto.
Phaneuf, M. (2004). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Ed. Lusociência.
Santos,F.S. (2009). Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer. Editora Atheneu.
Sequeira, Carlos (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Ed. Lidel.
Teixeira, B.; Perestrelo, B. (2016). Mindfulness. Os Benefícios da atenção plena na saúde mental. Edições Mahatma.
Outros Textos serão facultados na plataforma Moodle , em função dos temas abordados.
Método de Avaliação
- 2 trabalhos individuais (30% cada) - 60 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %