Comunicação e Desenvolvimento Pessoal I

Código

0105911

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Discutir os conceitos centrais e os princípios básicos da comunicação humana.

2) Identificar a importância da assertividade num contexto de prestação de cuidados de enfermagem.

3) Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências relacionadas com a relação terapêutica em enfermagem.

4) Analisar estratégias adequadas à comunicação em situações de interação particular, com clientes e colegas.

5) Examinar a importância do autoconhecimento, da autoconfiança e da autoestima para a melhoria dos cuidados prestados e para o desenvolvimento pessoal do enfermeiro.

Programa

1. Comunicação: Princípios Básicos.

1.1. Conceito e princípios básicos da comunicação humana.

1.2. Comunicação centrada no cliente: condições da pessoa que interferem com a comunicação.

1.3. A relação com a pessoa cuidada num contexto profissional, legal e deontológico.

2. Comunicação Assertiva em Contexto Profissional.

2.1. Comunicação assertiva; passiva; agressiva e manipuladora.

3. A Técnica da Entrevista.

3.1. A realização da entrevista em contextos específicos do exercício da profissão de enfermagem.

3.1.1. A Técnica de entrevista – aulas práticas.

4. Relação Terapêutica.

4.1. Comunicação como instrumento promotor da relação terapêutica em cuidados de Enfermagem.

4.2. Relação terapêutica: Definição, objetivo, fases.

4.3. Competências a desenvolver pelo enfermeiro: Atitudes e técnicas de comunicação terapêutica.

4.3.1 Técnicas de comunicação terapêutica – aulas práticas

4.4. Reflexão sobre a interação: Análise de uma sequência interativa.

5. Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

5.1. Estratégias promotoras do autoconhecimento, autoconfiança e autoestima.

5.2. Atividades de autoanálise.

Métodos de Ensino

Os estudantes realizam exercícios de leitura com guia orientador do estudo e reflexão de textos para discussão/dinâmicas de grupo em sala de aula, em subgrupos, sobre as estratégias a utilizar para o desenvolvimento da inteligência emocional, estratégias promotoras do auto-conhecimento, auto-confiança e auto-estima; atividades de autoanálise, auto-conhecimento relativos à intimidade e aos valores, com exercícios práticos de construção de respostas empáticas, de clarificação, de respeito e de congruência; dinamizam atividades de preparação para o treino da técnica da entrevista e sobre prevenção de transtornos psíquicos (Modelo Freemind). Também se propõe a visualização e análise crítica de filmes.
Apresentam-se algumas informações de planeamento da unidade curricular e propõem-se momentos de avaliação em objetivos SMART - S (específico) M (mensurável) A (ação) R (razoabilidade) T (tempo).

Bibliografia

Chalifour, J. (2009). A Intervenção terapêutica: Estratégias de intervenção (vol 2.) Loures: Lusodidata.

Cibanal, L. & Carmen. M. (2009). La relación enfermeira-paciente. Colombia: Salud/enfermeira.

Frias, C. (2013). Encontro de Corpos: Processo de Construção de Cuidados Enfermeiro/Pessoa em Fim de Vida. Loures: Lusociência.

Gomes, L. (2012). A presença como cuidado-estudo da presença em contexto psiquiátrico (Tese de doutoramento não publicada). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Melo, M.L. (2013). A Comunicação médico-doente em contexto hospital: Relação entre as atitudes dos médicos e dos doentes relativamente ao fornecimento de informação e o ajustamento emocional dos doentes (Tese de doutoramento não publicada). Universidade Aberta, Lisboa.

Townsend, M. (2011). Enfermagem em saúde mental e psiquiatria: Conceitos de cuidados na prática baseada na evidência. Loures: Lusociência.

Método de Avaliação

    Conforme Programa da UC - 100 %