Comunicação e Desenvolvimento Pessoal I
Código
0105911Créditos ECTS
6Objetivos
1) Discutir os conceitos centrais e os princípios básicos da comunicação humana.
2) Identificar a importância da assertividade num contexto de prestação de cuidados de enfermagem.
3) Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências relacionadas com a relação terapêutica em enfermagem.
4) Analisar estratégias adequadas à comunicação em situações de interação particular, com clientes e colegas.
5) Examinar a importância do autoconhecimento, da autoconfiança e da autoestima para a melhoria dos cuidados prestados e para o desenvolvimento pessoal do enfermeiro.
Programa
1. Comunicação: Princípios Básicos.
1.1. Conceito e princípios básicos da comunicação humana.
1.2. Comunicação centrada no cliente: condições da pessoa que interferem com a comunicação.
1.3. A relação com a pessoa cuidada num contexto profissional, legal e deontológico.
2. Comunicação Assertiva em Contexto Profissional.
2.1. Comunicação assertiva; passiva; agressiva e manipuladora.
3. A Técnica da Entrevista.
3.1. A realização da entrevista em contextos específicos do exercício da profissão de enfermagem.
3.1.1. A Técnica de entrevista – aulas práticas.
4. Relação Terapêutica.
4.1. Comunicação como instrumento promotor da relação terapêutica em cuidados de Enfermagem.
4.2. Relação terapêutica: Definição, objetivo, fases.
4.3. Competências a desenvolver pelo enfermeiro: Atitudes e técnicas de comunicação terapêutica.
4.3.1 Técnicas de comunicação terapêutica – aulas práticas
4.4. Reflexão sobre a interação: Análise de uma sequência interativa.
5. Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal
5.1. Estratégias promotoras do autoconhecimento, autoconfiança e autoestima.
5.2. Atividades de autoanálise.
Métodos de Ensino
Os estudantes realizam exercícios de leitura com guia orientador do estudo e reflexão de textos para discussão/dinâmicas de grupo em sala de aula, em subgrupos, sobre as estratégias a utilizar para o desenvolvimento da inteligência emocional, estratégias promotoras do auto-conhecimento, auto-confiança e auto-estima; atividades de autoanálise, auto-conhecimento relativos à intimidade e aos valores, com exercícios práticos de construção de respostas empáticas, de clarificação, de respeito e de congruência; dinamizam atividades de preparação para o treino da técnica da entrevista e sobre prevenção de transtornos psíquicos (Modelo Freemind). Também se propõe a visualização e análise crítica de filmes.
Apresentam-se algumas informações de planeamento da unidade curricular e propõem-se momentos de avaliação em objetivos SMART - S (específico) M (mensurável) A (ação) R (razoabilidade) T (tempo).
Bibliografia
Chalifour, J. (2009). A Intervenção terapêutica: Estratégias de intervenção (vol 2.) Loures: Lusodidata.
Cibanal, L. & Carmen. M. (2009). La relación enfermeira-paciente. Colombia: Salud/enfermeira.
Frias, C. (2013). Encontro de Corpos: Processo de Construção de Cuidados Enfermeiro/Pessoa em Fim de Vida. Loures: Lusociência.
Gomes, L. (2012). A presença como cuidado-estudo da presença em contexto psiquiátrico (Tese de doutoramento não publicada). Universidade de Lisboa, Lisboa.
Melo, M.L. (2013). A Comunicação médico-doente em contexto hospital: Relação entre as atitudes dos médicos e dos doentes relativamente ao fornecimento de informação e o ajustamento emocional dos doentes (Tese de doutoramento não publicada). Universidade Aberta, Lisboa.
Townsend, M. (2011). Enfermagem em saúde mental e psiquiatria: Conceitos de cuidados na prática baseada na evidência. Loures: Lusociência.
Método de Avaliação
Conforme Programa da UC - 100 %