Epidemiologia e Estatística

Código

0105895

Créditos ECTS

3

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

Epidemiologia

1.       Epidemiologia: conceitos e princípios básicos

1.1.     Origens, definição e âmbito da epidemiologia

1.2.     Contributos da epidemiologia na avaliação do estado de saúde da comunidade

1.3.     Métodos básicos de epidemiologia e sua relação com a promoção de saúde do público

1.4.     Epidemiologia e prevenção

1.5.     Modelos em epidemiologia: tríade, roda e teia

2.       A medição de saúde e de doença (Incidência, Prevalência e Letalidade)

3.       Epidemiologia Descritiva e Analítica

3.1.     Principais variáveis e métodos.

3.2.     Tipos de Estudo.

4.       Epidemiologia das doenças crónicas e epidemiologia das doenças infeciosas

Estatística

1.       Análise Exploratória de Dados (abordagem univariada)

2.       Inferência Estatística

2.1.     Inferência Estatística para Dados Contínuos

2.2.     Inferência Estatística para Dados Qualitativos

3.       Introdução à Regressão Linear Simples

Métodos de Ensino

A UC prevê momentos de ensino teóricos, teórico-práticos e práticos.

Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino, visam o desenvolvimento das competências nos estudantes pelo que se escolheram, para além do método expositivo, o ativo.

Em articulação com a metodologia de ensino as atividades de aprendizagem no módulo de Epidemiologia estarão centradas na pesquisa, seleção e organização dos conteúdos desenvolvidos numa perspetiva de aprofundamento do conhecimento de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.

As aulas teóricas no módulo de Estatística terão uma componente expositiva que será sempre acompanhada de exemplos de aplicação na área da Saúde. A interação professor/estudante também será uma componente importante no processo de aprendizagem, quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Método de Avaliação

  • Epidemiologia: Teste individual - 50 %
  • Estatística: Teste individual - 50 %