Epidemiologia e Estatística
Código
0105895Créditos ECTS
3Objetivos
Epidemiologia:
1. Explicar os contributos da epidemiologia para a avaliação do estado de saúde da comunidade, promoção da saúde e intervenção da enfermagem.
2. Distinguir os diferentes tipos de estudo em epidemiologia.
3. Diferenciar o conceito epidemiológico de doença crónica e de doença infeciosa.
Estatística:
1. Utilizar os conhecimentos de Inferência Estatística clássica na estimação pontual e intervalar de parâmetros populacionais de interesse, assim como saber formular testes de hipóteses em situações concretas, tirando as conclusões apropriadas.
2. Aplicar o modelo de regressão linear simples e saber avaliar a qualidade do ajustamento linear.
Programa
Epidemiologia
1. Epidemiologia: conceitos e princípios básicos
1.1. Origens, definição e âmbito da epidemiologia
1.2. Contributos da epidemiologia na avaliação do estado de saúde da comunidade
1.3. Métodos básicos de epidemiologia e sua relação com a promoção de saúde do público
1.4. Epidemiologia e prevenção
1.5. Modelos em epidemiologia: tríade, roda e teia
2. A medição de saúde e de doença (Incidência, Prevalência e Letalidade)
3. Epidemiologia Descritiva e Analítica
3.1. Principais variáveis e métodos.
3.2. Tipos de Estudo.
4. Epidemiologia das doenças crónicas e epidemiologia das doenças infeciosas
Estatística
1. Análise Exploratória de Dados (abordagem univariada)
2. Inferência Estatística
2.1. Inferência Estatística para Dados Contínuos
2.2. Inferência Estatística para Dados Qualitativos
3. Introdução à Regressão Linear Simples
Métodos de Ensino
A UC prevê momentos de ensino teóricos, teórico-práticos e práticos.
Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino, visam o desenvolvimento das competências nos estudantes pelo que se escolheram, para além do método expositivo, o ativo.
Em articulação com a metodologia de ensino as atividades de aprendizagem no módulo de Epidemiologia estarão centradas na pesquisa, seleção e organização dos conteúdos desenvolvidos numa perspetiva de aprofundamento do conhecimento de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.
As aulas teóricas no módulo de Estatística terão uma componente expositiva que será sempre acompanhada de exemplos de aplicação na área da Saúde. A interação professor/estudante também será uma componente importante no processo de aprendizagem, quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas.
Bibliografia
Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellström, T. (2006). Epidemiologia Básica, 2ª Ed., Livraria Santos Editora Comércio e Importação Ltda., Lisboa.
García, R. M. (2016). Fundamentos De La Educación Para La Salud Y La Atención Primaria. Alcalá Grupo Editorial, Espanha.
Jekel, J. F., Katz, D. L., Elmore, J. G. (2005). Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva. 2ª Ed., Artmed Editora, São Paulo.
Zurro, A. M., Pérez, J. F. C. Badia, J.G. (2016). Compendio de Atención Primaria: Conceptos, organización y práctica clínica en Medicina de Familia. 4ª Ed., Elsevier, Madrid.
Método de Avaliação
- Epidemiologia: Teste individual - 50 %
- Estatística: Teste individual - 50 %