Emergência no Local de Trabalho

Código

04007541

Créditos ECTS

3

Objetivos

Objetivos de aprendizagem
1) Dominar os procedimentos no âmbito do Suporte Básico de Vida (SBV)
2) Discutir a gestão de situações de emergência no local de trabalho
3) Identificar os diferentes componentes essenciais dos planos de emergência
4) Estabelecer dinâmicas de equipa
5) Abordar adequadamente a vítima de trauma
Competências a desenvolver
i. Desenvolve conhecimentos para uma intervenção adequada no âmbito de situações de emergência em meio laboral;

ii. Demonstra, em ambiente simulado, competências adequadas para a assistência a trabalhadores em situações emergência em meio laboral;
iii. Discute as diferentes vertentes que devem ser atendidas na elaboração de um plano de emergência.

 

Programa

Parte I
Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida Cardíaco
1. Abordagem sistematizada: Algoritmo de SBV
Abordagem sistematizada: Algoritmo de SBV
2. Equipa de reanimação: Elementos e dinâmica
Função do team leader e dos elementos da equipa
Dinâmica da equipa
Comunicação
Estudos de caso
Parte II
Abordagem à vitima/Emergência no local de trabalho
1. Introdução
Definição de trauma
Conceito de trauma como doença
Importância da prevenção de trauma
Implementação de estratégias
Situação e a condição da vítima
Importância da formação diferenciada
Equipamento: aplicabilidade e utilização
2. Emergência no local de trabalho
O Plano de Emergência e Medidas de Auto-proteção
-Organização dos cuidados/primeiros socorros em contexto de trabalho
3. Cinemática de Trauma:
4. Exame da Vítima de Trauma
Identificação de riscos potenciais na abordagem da vítima,
A importância do exame da vítima, no contexto da abordagem inicial de uma vítima de trauma
Exame primário e secundário: deteção de lesões e intervenções
5. Trauma Torácico
6. Choque
7. Trauma Crânio-Encefálico/ Trauma Vertebro-Medular
8. Queimaduras
9. Traumatismos das Extremidades
10. Técnicas Trauma

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular tem uma componente teórica, teórico-prática e prática. Tendo em conta os princípios de educação e formação de adultos e com a filosofia que fundamenta o Processo de Bolonha, centrada no estudante, serão mobilizadas através de sessões teóricas e práticas metodologias expositivas, participativas, ativas e demonstrativas e de simulação, Role playing, de acordo com a tipologia de aula.

Bibliografia

American Heart Association (2016). Manual de Suporte Avançado de Vida para profissionais de saúde (versão brasileira)

INEM. (2012). Manual de Abordagem à vítima (para médicos e enfermeiros). s/l: INEM, National Association of Emergency Medical Technicians (2017). Prehospital Trauma Life Support (PHTLS). Mosby. 9th Edition

Legislação para Consulta: Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro – Decreto-Lei nº 161/96 de 04 de setembro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 104/98 de 21 de abril). Estatuto da Ordem dos Enfermeiros – Lei nº 8/2014 de 20 fevereiro Regulamento do Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais – Regulamento nº 190/2015 de 23 de abril

Ordem dos Enfermeiros (2008) – Proposta de criação do técnico de emergência pré-hospitalar Parecer do Conselho de Enfermagem Nº 84/2008 [Em linha]. [Consult. 23 Jan.2011].Disponívelem:http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/Parecer_C E-84-2008.pdf.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %