Enfermagem de Família

Código

0105957

Créditos ECTS

3

Objetivos

1) Problematizar a enfermagem de família tendo em conta o seu enquadramento disciplinar e profissional;

2) Discutir os diferentes conceitos do metaparadigma de enfermagem de família;

3) Perspetivar a família na sua unicidade e como um sistema integrado em sistemas mais amplos num contexto desenvolvimental ecossistémico;

4) Discutir o funcionamento e desenvolvimento da família no seu ciclo vital e nas suas transições normativas e não normativas;

5) Demonstrar conhecimentos e habilidades relacionadas com a ação profissional de enfermagem de família no sentido da promoção/manutenção do seu projeto de saúde.

Programa

Enfermagem de família: percursos e contextos

Enquadramento internacional e nacional

Referencial epistemológico e fontes teóricas

Metaparadigma da Enfermagem de Família: conceitos e definições

Família

Conceito e evolução

Estrutura, função e processo familiar

Comunicação e competência familiar

Saúde familiar

Conceito e evolução

Dimensões ecológicas da saúde familiar

Fatores condicionantes da saúde da família

Indicadores de saúde familiar

Ambiente familiar

Conceito e evolução

Níveis estruturais: do micro ao macro sistema

Redes sociais: tipos e funções

Cuidados de enfermagem à família

Conceito e evolução

Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem à família

Transições familiares

Transições normativas e não normativas:

Transições desenvolvimentais

Ciclos evolutivos, mudança e crise

Crescimento e desenvolvimento

Ciclo vital da família

Transições saúde/doença

A família e os processos de saúde/doença: coping familiar

Transições situacionais

Violência familiar

Exclusão social

A dependência no autocuidado

Da avaliação à Intervenção na família

Das áreas de atenção à avaliação de resultados

Instrumentos de avaliação Familiar:

Genograma/cronograma

Ecomapa

Escalas de avaliação do processo famíliar

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino a utilizar assenta em sessões expositivas de lecionação de conteúdos com recurso à projeção de meios audiovisuais e ao questionamento ativo dos estudantes com a finalidade de estimular a sua participação e reflexão sobre os conteúdos lecionados. Como base estruturante das sessões expositivas recorrer-se-á a casos práticos com a finalidade de envolver os estudantes na construção do conhecimento que fundamenta a ação profissional de enfermagem. Em pontos-chave da matéria, optar-se-á pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem em laboratório. Será igualmente recomendada a leitura orientada de artigos para consolidação dos conteúdos abordados em tempo autónomo.

Bibliografia

Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide.Berkshire: McGraw Hill.

Dang, D., & Dearholtht, S., (Ed.) (2018). Johns Hopkins Nursing Evidence-Based practice: Model and guidelines. Indianopolis: Sigma, Theta, Tau International.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.

Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.

Pearson, A., Wiechula, R., Court, A. &, Lockwood, C. [et al.] (2010). O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, IIª série, 12, 123-133.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.

Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %