Enfermagem de Família
Código
0105957Créditos ECTS
3Objetivos
1) Problematizar a enfermagem de família tendo em conta o seu enquadramento disciplinar e profissional;
2) Discutir os diferentes conceitos do metaparadigma de enfermagem de família;
3) Perspetivar a família na sua unicidade e como um sistema integrado em sistemas mais amplos num contexto desenvolvimental ecossistémico;
4) Discutir o funcionamento e desenvolvimento da família no seu ciclo vital e nas suas transições normativas e não normativas;
5) Demonstrar conhecimentos e habilidades relacionadas com a ação profissional de enfermagem de família no sentido da promoção/manutenção do seu projeto de saúde.
Programa
Enfermagem de família: percursos e contextos
Enquadramento internacional e nacional
Referencial epistemológico e fontes teóricas
Metaparadigma da Enfermagem de Família: conceitos e definições
Família
Conceito e evolução
Estrutura, função e processo familiar
Comunicação e competência familiar
Saúde familiar
Conceito e evolução
Dimensões ecológicas da saúde familiar
Fatores condicionantes da saúde da família
Indicadores de saúde familiar
Ambiente familiar
Conceito e evolução
Níveis estruturais: do micro ao macro sistema
Redes sociais: tipos e funções
Cuidados de enfermagem à família
Conceito e evolução
Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem à família
Transições familiares
Transições normativas e não normativas:
Transições desenvolvimentais
Ciclos evolutivos, mudança e crise
Crescimento e desenvolvimento
Ciclo vital da família
Transições saúde/doença
A família e os processos de saúde/doença: coping familiar
Transições situacionais
Violência familiar
Exclusão social
A dependência no autocuidado
Da avaliação à Intervenção na família
Das áreas de atenção à avaliação de resultados
Instrumentos de avaliação Familiar:
Genograma/cronograma
Ecomapa
Escalas de avaliação do processo famíliar
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino a utilizar assenta em sessões expositivas de lecionação de conteúdos com recurso à projeção de meios audiovisuais e ao questionamento ativo dos estudantes com a finalidade de estimular a sua participação e reflexão sobre os conteúdos lecionados. Como base estruturante das sessões expositivas recorrer-se-á a casos práticos com a finalidade de envolver os estudantes na construção do conhecimento que fundamenta a ação profissional de enfermagem. Em pontos-chave da matéria, optar-se-á pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem em laboratório. Será igualmente recomendada a leitura orientada de artigos para consolidação dos conteúdos abordados em tempo autónomo.
Bibliografia
Bettany-Saltikov, J. (2012). How to do a systematic literature review in nursing: a step-by-step guide.Berkshire: McGraw Hill.
Dang, D., & Dearholtht, S., (Ed.) (2018). Johns Hopkins Nursing Evidence-Based practice: Model and guidelines. Indianopolis: Sigma, Theta, Tau International.
Godshall, M., (2016). Fast facts for evidence-based practice in nursing. Implementing EBP in a nutshell. New York: Springer Publising Company.
Melnyk, B., & Fineout-Overholt, Ellen f. (2016). Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins.
Pearson, A., Wiechula, R., Court, A. &, Lockwood, C. [et al.] (2010). O modelo de cuidados de saúde baseados na evidência do Instituto Joanna Briggs. Revista Referência, IIª série, 12, 123-133.
Soares, H., [et al] (2013). Projeto Evidência: Investigação e formação sobre acesso a bases de dados de informação científica nos Açores. Rev Esc Enferm USP, 47(2), pp. 486-93.
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %