Ensino Clínico em Cuidados de Saúde Primários/Hospitalares I

Código

01060743

Créditos ECTS

21

Objetivos

  1. Participar, integrado na equipa de saúde, na prestação de cuidados de enfermagem ao indivíduo/família/grupos/ comunidade, aos três níveis de prevenção, utilizando o processo de enfermagem.
  2. Integrar os princípios deontológicos, éticos, morais, de responsabilidade profissional, de segurança e proteção em todo os contextos de cuidados.
  3. Prestar os cuidados de enfermagem adequados, na promoção de saúde, prevenção primária, secundária e terciária, relativos às situações de saúde/doença que o indivíduo/família/grupos/comunidade apresentam.
  4. Desenvolver estratégias de comunicação e negociação adaptadas às características do indivíduo/família/grupos/ comunidade.
  5. Desenvolver, com supervisão, a capacidade reflexiva, o juízo clinico e a tomada de decisão sobre os cuidados de enfermagem a prestar/prestados ao indivíduo /família/grupos/comunidade.

Programa

Integração e articulação de conhecimentos, treino de capacidades e habilidades que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das competências do enfermeiro de cuidados gerais no contexto dos serviços de hospitalares e Cuidados de saúde primários.

Trabalho de inter-relação com o individuo/família/comunidade, na saúde ou na doença, será a componente fundamental nesta unidade curricular.

Desenvolvimento de um trabalho reflexivo no qual se sistematize e se explane a redução teórica que resultou das aprendizagens anteriores

Métodos de Ensino

São utilizadas metodologias dinâmicas, interativas e facilitadoras da aprendizagem experiencial, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento das competências previstas para esta etapa do processo de formação do estudante. O estudante é supervisionado por um enfermeiro do serviço onde decorre o Ensino Clinico, sob a responsabilidade de um orientador pedagógico

Bibliografia

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, Lda

Bogdan, R. & Biklen, S. (2013). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto.

Burns, N., & Grove, SK. (2016). The practice of nursing research: Appraisal, Synthesis, and Generation of Evidence. 8th ed. Philadelphia: W.B. Saunders.

Denzin, NK., & Lincoln, YS. (2011). The sage handbook of qualitative research. 4th ed. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc.

Miles, M.; Huberman, M. & Saldaña J. (2013). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. 3rd Ed. SAGE Publications, Inc

Miller, T. (2012). Ethics in qualitative research. 2nd Ed. Los Angeles: Sage. Publications Inc

Polit, D. & Beck, C. (2014). Essentials of Nursing Research: Appraising Evidence for Nursing Practice. 8th Philadelphia: Ed. Wolters Kluwer/Lippincott/Williams & Wilkins Health

Streubert, HJ., Carpenter, DR. (2013). Investigação Qualitativa em enfermagem. 5ª ed. Loures, Lusociência.

Método de Avaliação

  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %
  • Trabalho laboratorial ou de campo - 75 %