Enfermagem Comunitária

Código

0105951

Créditos ECTS

6

Objetivos

Informação disponível em breve.

Programa

1. Políticas de Saúde

1.1. Políticas: conceito e taxonomia

1.2. Linhas orientadoras das Políticas de Saúde Internacionais, Nacionais e Regionais

1.3. Sistemas de saúde

1.4. A história recente do sistema de saúde português

1.5. Os Cuidados de Saúde Primários

2. Enfermagem Comunitária

2.1. Comunidade

2.2. Aplicações da enfermagem comunitária

2.3. Vulneralidade

2.4. Processo de Enfermagem a grupos e comunidade

3. Saúde Escolar

3.1. Perspetiva Histórica da Saúde Escolar em Portugal

3.2. Promoção da Saúde nas Escolas – As Escolas Promotoras de Saúde

3.3. Programa Nacional de Saúde Escolar

Métodos de Ensino

A UC prevê momentos de ensino teóricos, teórico-práticos e práticos.

Os métodos mais adequados à consecução dos objetivos de aprendizagem, no final do período de ensino, visam o desenvolvimento das competências nos estudantes pelo que se escolheram, para além do método expositivo, o ativo.

Como estratégias e atividades de aprendizagem que decorrem dos Métodos a adotar no decurso da Unidade Curricular prevê-se: pesquisa, seleção e organização dos conteúdos e de trabalho autónomos de forma a mobilizar os recursos disponibilizados pelos docentes e outros recursos; análise e reflexão de conceitos; utilização de técnicas de Brainstorming para construção de conceitos/definições; apresentação de questões para reflexão e debate e trabalhos de grupo.

Bibliografia

Biscaia, A. R. [et al.] (2008). Cuidados de saúde primários em Portugal. Reformar para novos sucessos, 2ª ed.) Lisboa: Fundação Astrazeneca.

Edelman, C.; Connelly, E. (Eds.) (2014) Health promotion trougouth the live span. 8th Ed. Missouri: Elsevier

Fernandes, A. C. (2022). Saúde em Portugal: pensar o futuro. Coimbra: Editora D'Ideias.

Hawe, P.; Degeling, D.; Hall, J. (1993) Evaluacion en promocion de la salud: Guia para trabajadores de la salud. Barcelona: Masson.

Pender, N. J.; Murdaugh, C. L.; Parsons, M. A. (2015). Health promotion in nursing practice.7ª ed. New Jersey:Pearsons Education

Portugal, Ministério da Saúde, Direção Geral da Saúde (2015) – Plano Nacional de Saúde Escolar. Lisboa: DGS.

Stanhope, M; Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública: cuidados de saúde na comunidade centrados na população. (7ª ed.). Loures: Lusodidacta.

WHO (2017). Health Promoting Schools: Experiences from the Western Pacific Region. Manila: Who

WHO (2017). Global School Health Initiatives: Achieving Health and Education Outcomes. Geneva: Who

Zurro, A. M.; Pérez, J.F C. (2003). Atención primária: conceptos, organización y práctica clinica. (5ª ed.). Lisboa: Farmapress.

Zurro, A. M., Pérez, J. F. C. Badia, J.G. (2016). Compendio de Atención Primaria: Conceptos, organización y práctica clínica en Medicina de Familia. 4ª Ed., Elsevier, Madrid.

Método de Avaliação

  • Frequência - 75 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %