Enfermagem do Adulto e Idoso

Código

0105864

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objetivos

Os estudantes deverão ser capazes de:

1. Descrever o fenómeno do envelhecimento e da longevidade da pessoa adulta e idosa;

2. Descrever estratégias promotoras de envelhecimento saudável da pessoa adulta e idosa e família/cuidador promotoras de longevidade com qualidade;

3. Identificar as implicações das políticas e dos recursos existentes na comunidade

Competências a desenvolver

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1,2,4,5,6,12; Competências Gerais Sistémicas – 22,25; competências interpessoais – 13, 15, 18, 19; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – A1 (2); A2 (7,8,12,14,15,16,18); B1 (20,21,23,25, 27,29,30); B2 (32,33,34,35,36,37,38,39,40,41,42,43); B3 (44,46,47,49,52,55).

Programa

1. O fenómeno do envelhecimento e da longevidade das pessoas adultas e idosas: conceitos, teorias, condicionantes/implicações a nível biológico, psicossocial e cultural


2. Estratégias promotoras de envelhecimento saudável e longevidade com qualidade - da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica, à prescrição das intervenções de enfermagem e à avaliação de resultados (instrumentos básicos de enfermagem)
2.1. Direitos da pessoa adulta e idosa - Prevenção de estereótipos atribuídos ao processo de envelhecimento e à pessoa idosa
2.2. Trabalho, desemprego, reforma e lazer
2.3. Prevenção de acidentes
2.4. Prevenção de maus tratos
2.5. Eliminação urinária e intestinal (problemas do intestino - obstipação)
2.6. Exercício físico
2.7. Prevenção das complicações da imobilidade e das lesões por humidade e úlceras de pressão
2.8. Sexualidade
2.9. Sono e repouso
2.10. Relação/comunicação com a pessoa com perturbações visuais e auditivas e com demência
2.11. Espiritualidade e religiosidade


3. Recursos da comunidade e políticas sociais - suas implicações na prática dos enfermeiros.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular ocorrerão momentos de construção e análise de saberes através de uma dinâmica que se pretende incutir no seu desenvolvimento, através de sessões expositivas dos conteúdos, com discussão, análise e reflexão de textos, de casos práticos (selecionados pelos docentes ou pelos estudantes); de sessões teórico/práticas e práticas, nomeadamente sobre a utilização de instrumentos de avaliação das necessidades da pessoa adulta e idosa; da realização de trabalhos orientados em pequenos grupos que serão apresentados em sala de aula; do recurso aos meios audiovisuais inerentes a cada situação; da participação em eventos, cujos conteúdos contribuam para enriquecimento e complementaridade dos conteúdos programáticos e de dramatizações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências selecionadas.

O domínio de pesquisa será orientado para a pessoa adulta e idosa/família (sua adaptação ao estado de saúde), em articulação com outras unidades curriculares. Os estudantes serão orientados para o estudo autónomo através da realização de pesquisa bibliográfica, documental e de base de dados, de seleção e organização de informação e de análise e reflexão de casos práticos.  

Bibliografia

Bibliografia apresentada no documento de apoio ao estudo (slides em PDF) no final de cada aula.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %