Comunicação e Desenvolvimento Pessoal I

Código

0105964

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Discutir os conceitos centrais e os princípios básicos da comunicação humana.

2) Identificar a importância da assertividade num contexto de prestação de cuidados de enfermagem.

3) Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências relacionadas com a relação terapêutica em enfermagem.

4) Analisar estratégias adequadas à comunicação em situações de interação particular, com clientes e colegas.

5) Examinar a importância do autoconhecimento, da autoconfiança e da autoestima para a melhoria dos cuidados prestados e para o desenvolvimento pessoal do enfermeiro.

Programa

1. Comunicação: Princípios Básicos (Prof. Piedade Lalanda - 12horas = 7h T + 5 h TP)

1.1. Conceito e princípios básicos da comunicação humana.

1.2. Fatores que influenciam a eficácia da comunicação.

1.3. Modos de expressão da comunicação: manifestações verbais e não verbais.

1.4. Comunicação centrada no cliente: condições da pessoa que interferem com a comunicação.

1.5. A relação com a pessoa cuidada num contexto profissional, legal e deontológico

2. Comunicação Assertiva em Contexto Profissional (Prof. Luís Miguel Gomes - 7h = 2h T e 5h TP)

2.1. Comunicação assertiva; passiva; agressiva e manipuladora

2.2. Comunicação assertiva com clientes e colegas.

3.A Técnica da Entrevista (Prof. Piedade Lalanda - 21 h = 6h T + 15h TP)

3.1. Definição, tipos, objetivos, fases.

3.2. A realização da entrevista em contextos específicos do exercício da profissão de enfermagem.

3. Relação Terapêutica (Prof. Luís Miguel Gomes - 14 h = 4 h T + 10 h TP)

3.1. Comunicação como instrumento promotor da relação terapêutica em cuidados de Enfermagem.

3.2. Relação terapêutica: Definição, objetivo, fases.

3.3. Competências a desenvolver pelo enfermeiro: Atitudes e técnicas de comunicação terapêutica.

3.5. A comunicação terapêutica em situações específicas do exercício da enfermagem.

3.6. Reflexão sobre a interação: Análise de uma sequência interativa.

4. Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal (15h - PL - Prof. Luís Miguel Gomes + 15 h PL. - Prof.  Piedade Lalanda)

4.1. Estratégias promotoras do autoconhecimento, autoconfiança e autoestima.

4.2. Atividades de autoanálise.

Métodos de Ensino

  • Sessões letivas expositivas
  • Visionamento de videos e comentário
  • Dinâmicas de grupo - a pares e em grupos pequenos
  • Treino prático da Entrevista

Bibliografia

Fachada, O. (2018). Psicologia das relações interpessoais (3ª edição). Lisboa: Ed. Sílabo

Hargreaves, C.  (2016). 10 semanas para uma comunicação de excelência. The Book Hut Editores

Neves, J. G. , Garrido, M. & Simões, Ed. (2006). Manual de competências - pessoais, interpessoais e instrumentais. Teoria e prática. Lisboa: Ed. Sílabo.

Rego, A. (2016).Comunicação - Pessoal e Organizacional - teoria e prática. (4ª edição). Lisboa: Ed. Sílabo. 

Sequeira, C. (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lisboa: Edições Lidel. 

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Simulação de entrevista - 40 %