Fundamentos de Enfermagem e Ética II
Código
0105837Créditos ECTS
6Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de:
1) Discutir os conceitos centrais e as componentes específicas da documentação de enfermagem na informação em saúde.
2) Desenvolver conhecimentos e habilidades na utilização de taxonomias, em particular a CIPE, na descrição das práticas de enfermagem.
3) Discutir aspetos éticos e deontológicos na relação enfermeiro/cliente.
4) Relacionar a utilização do processo de enfermagem com a ação profissional de enfermagem.
5) Demonstrar conhecimentos, habilidades e capacidades relacionadas com intervenções de enfermagem no domínio de técnicas e procedimentos.
Programa
1-O processo de enfermagem como metodologia para a ação profissional
1.1-Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica
1.2-Da prescrição das intervenções de enfermagem à avaliação de resultados
2-Avaliação de Saúde e Exame Físico
3-Documentação dos cuidados de enfermagem (CIPE)
4-Aspetos Deontológicos e Éticos na relação enfermeiro/cliente
5-Intervenções de enfermagem no domínio dos processos corporais: procedimentos e técnicas
5.1-Processos do sistema gastrintestinal (Entubação nasogástrica)
5.2-Processos do sistema musculosquelético (Posicionamentos na cama/cadeira;Exercício;transferência;Marcha)
5.3-Processos de resposta física: sinais vitais
5.4-Processos do sistema regulador
6-Intervenções de enfermagem no domínio do comportamento: procedimentos e técnicas
6.1-Autocuidado cuidar da higiene pessoal (preparação da cama;banho;higiene oral)
7-Intervenções de enfermagem no domínio do processo de morte: procedimentos e técnicas.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino a utilizar assenta em sessões expositivas de lecionação de conteúdos com recurso à projeção de meios audiovisuais e ao questionamento ativo dos estudantes com a finalidade de estimular a sua participação e reflexão sobre os conteúdos lecionados.
Como base estruturante das sessões expositivas recorrer-se-á a casos práticos com a finalidade de envolver os estudantes na construção do conhecimento que fundamenta a ação profissional de enfermagem.
Em pontos-chave da matéria, optar-se-á pelo desenvolvimento de atividades de aprendizagem em laboratório. Deste modo, a organização e realização de ateliers será o recurso a utilizar no sentido do desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras na execução dos procedimentos e técnicas definidos nos conteúdos.
Será igualmente recomendada a leitura orientada de artigos para consolidação dos conteúdos abordados em tempo autónomo.
Bibliografia
× Conselho Jurisdicional (2010). Segurança da Informação em Saúde e Sigilo Profissional em Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
× Doenges, M. & Moorhouse, M. (2010). Aplicação do Processo de Enfermagem e do Diagnóstico de Enfermagem. Um texto interactivo para o raciocínio diagnóstico, 5ª ed. Loures: Lusociência.
× International Council Of Nurses (2015). CIPE versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros disponível em https://www.ordemenfermeiros.pt/pesquisa-conteudos/?search_field=CIPE
× Ordem dos Enfermeiros (2005). Código Deontológico do Enfermeiro: dos comentários à análise de casos. Lisboa, Ordem dos Enfermeiros.
× Pereira, F. (2009). Informação e Qualidade do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Coimbra: Formasau.
× Potter, Patrícia A.; Perry, Anne Griffin (2006). Fundamentos de enfermagem: conceitos e procedimentos. 5ª ed. Loures: Lusociência.
× Veiga, Bárbara S. et al. (2011). Manual de normas de Enfermagem. Procedimentos técnicos. 2ª ed. revista. Lisboa: ACSS.
Método de Avaliação
- Frequência - 60 %
- Práticas laboratoriais - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20 %