Educação para a Saúde em Enfermagem
Código
0105844Créditos ECTS
3Objetivos
Informação disponível em breve.
Programa
A unidade curricular Educação para a Saúde em Enfermagem tem como finalidade capacitar o estudante de enfermagem para a compreensão e desenvolvimento do processo de Educação para a Saúde (EpS) ao longo do ciclo de vital.
Os conteúdos incidem, não só sobre a história e evolução da EpS mas também sobre Teorias de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos com aplicação na EpS e que contribuem para o entendimento do papel do enfermeiro enquanto educador para a saúde no século XXI. Os conceitos de Educação, Saúde e EpS serão problematizados na perspetiva do desenvolvimento de competências de reflexão sobre a prática da Enfermagem no âmbito da EpS em diferentes contextos de cuidados.
Objetivos:
Analisar os conceitos de educação, de ensino, de aprendizagem e de EpS assim como a sua inter-relação;
Reconhecer a importância da EpS como estratégia de promoção de saúde e como contributo na melhoria dos níveis de literacia em saúde;
Reconhecer o potencial da Educação para a Saúde nas intervenções de enfermagem
Compreender a importância das Teorias de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos na prática de Educação para a Saúde;
Desenvolver competências científicas e pedagógicas no planeamento, execução e avaliação
Conteúdos
Marco conceptual da Educação para a Saúde: análise e evolução dos conceitos centrais e sua aplicabilidade à Enfermagem
O foco da Educação para a Saúde: objeto de estudo e intervenção
O enfermeiro como educador para a saúde no século XXI
O perfil de educador para a saúde
Literacia em saúde: conceito, níveis de literacia e competências em literacia em saúde
Teorias de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos com aplicação em Educação para a Saúde
6.1 Teorias de Aprendizagem
6.1.1 Teoria Comportamentalista/Behaviorista
6.1.2 Teoria Cognitiva
6.1.3 Teoria Construtivista
6.1.4 Teoria Humanista
6.2 Modelos Pedagógicos
6.2.1 Modelo de Aprendizagem social
6.2.2 Modelo Saúde- Crenças
6.2.3 Modelo Transteórico ou de Prochaska
6.2.4 Modelo Empowerment
7. Metodologia de planeamento e implementação da formação
7.1 Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica
7.2 Identificação dos focos de atenção (problemas de saúde e/ou necessidades em saúde)
7.3 Definição de metas e objetivos pedagógicos
7.4 Métodos e técnicas pedagógicas
7.5 Estratégias e recursos
7.6 Avaliação da aprendizagem e da formação
7.7 Simulação pedagógica final
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular as horas de caráter teórico pretendem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais da unidade curricular que se relacionam com a EpS através sessões expositivas de lecionação de conteúdos com recurso à projeção de meios audiovisuais e ao questionamento ativo dos estudantes com a finalidade de os estimular a participar e de os fazer refletir sobre os conteúdos lecionados.
Na abordagem teórico-prática com o recurso aos métodos participativos e ativos pretende-se que os estudantes possam recolher, partilhar, refletir e problematizar informação que lhes dê suporte ao planeamento, desenvolvimento e avaliação de uma sessão de EpS.
As horas de carater prático preconizam o planeamento a execução e avaliação em grupo de uma sessão educativa.
Bibliografia
Direção Geral de Saúde. (2019). Manual de boas práticas literacia em saúde-capacitação dos profissionais de saúde. Lisboa: DGS.
Freitas, L. (2013). Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar: Contributos para os currículos de enfermagem. (Tese de Doutoramento em Educação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores.
Lefrançois, G. (2016). Teorias de Aprendizagem: o que o professor disse. S. Paulo: Cengage Learnig Editores.
Pacheco, J. A. (2014). Educação, formação e conhecimento. Porto: Porto Editora.
Pérez, JC; et al. (2017). Psicologia y Educación para la Salud. Edita: SCINFOPER.
Direção Geral de Educação; Direção Geral de Saúde. (2017). Referencial de educação para a saúde. Lisboa: DGE & DGS.
Sousa, J. M. (2016). Currículo em tempo de mestiçagem. Revista de Estudos Curriculares, 7 (1), 14-24.
Serviço Nacional de Saúde. (2017). SNS+ proximidade: Mudança centrada nas pessoas. Lisboa: SNS.
Taylor, N., Quinn, F., Littledyke, M., Coll, R.K. (Eds.). (2012). Health Education in Context: An International Perspective on Health Education in schools and local Communities. Boston: Sense Publishers.
https://www.sensepublishers.com/media/2351-educating-for-sustainability-in-primary-schools.pdf
World Health Organization, Regional Office for the Eastern Mediterranean (2012). Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies: a foundation document to guide capacity development of health educators. WHO. https://apps.who.int/iris/handle/10665/119953.
Método de Avaliação
- Frequência - 75 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25 %