Enfermagem Comunitária
Código
0105888Créditos ECTS
6Objetivos
Enfermagem Comunitária (EC)
Analisar o conceito de saúde e saúde comunitária;
Relacionar os sistemas e serviços de saúde com a prestação de cuidados de saúde;
Relacionar a importância de EC com a saúde das comunidades;
Descrever as funções e atividades do enfermeiro em EC;
Identificar práticas de cuidados de estilos de vida saudáveis e higiene, na saúde do indivíduo;
Identificar fatores ambientais e habitacionais que interferem na saúde;
Explicar o significado de família como sistema no contexto de saúde familiar;
Identificar modelos de intervenção a nível familiar e comunitário;
Justificar estratégias de intervenção em saúde comunitária.
Educação para a Saúde (EPS)
Analisar o conceito de EPS e promoção de saúde;
Analisar o conceito de prevenção da doença;
Relacionar o conceito de saúde e espiritualidade;
Identificar estratégias de mudança de comportamentos em relação a estilos de vida saudáveis;
Justificar a importância da comunicação em educação para a saúde.
Programa
BLOCO I
ENFERMAGEM COMUNITÁRIA (EC)
Cuidados de saúde (Saúde e saúde comunitária; sistemas de saúde; vigilância, equipas de saúde);
Inter-relacionar conceitos;
CUIDAR EM EC (Conceitos, princípios básicos; funções e competências);
SAÚDE INDIVIDUAL (Higiene pessoal, estilos de vida saudáveis); AMBIENTAL (Saneamento básico e habitação);
FAMILIAR NUMA PERSPECTIVA SISTÉMICA;
AVALIAÇÃO FAMILIAR (Família e individuo no sistema familiar de risco, visitação domiciliária);
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO (problemas e necessidades de saúde; critérios de estabelecimento de prioridades em saúde; diagnóstico de saúde da comunidade; grupos da comunidade, salientando-se os grupos de risco).
BLOCO II
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE (EPS)
Significado das palavras; Intervenção do enfermeiro; Comunicação em EPS.
CIDADANIA
Cidadão; Cidadania em EPS;
GLOBALIZAÇÃO
EPS e Globalização; Consequências.
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
Pessoa–Ser espiritual;
Práticas orientadoras de reflexão e meditação.
Métodos de Ensino
As estratégias a utilizar na unidade curricular terão em conta os diversos conteúdos já abordados, privilegiando-se as abordagens centradas no trabalho pessoal e grupal dos estudantes.
Como forma de exemplificar a parte teórica sobre a temática de Visitação Domiciliária, utilizar-se-ão as simulações.
Assim, além do método expositivo, inclui-se trabalhos de grupo em que os estudantes terão oportunidade de refletir sobre as áreas temáticas constantes do trabalho, sendo portanto, um contributo para a formação do estudante.
Bibliografia
EGGER, G. & Outros (1999) - Health, promotion, strategies & methods, Sidney, McGraw-Hill, Austrália;
LOPES, M. J. (2001) – Concepções de Enfermagem e Desenvolvimento Sócio-Moral – Alguns dados e implicações, Lisboa, Associação Portuguesa de Enfermeiros, 2ª Edição;
OLIVEIRA, Clara Costa (2004) - Auto-organização, educação e saúde, Coimbra, 80p.;
PENDER, N. J. (1996) – Health Promotion in Nursing practice, Stanford, Appleton & Lauge.
PRECIOSO, José (1999) - Educação para a Saúde, Braga: Universidade do Minho, 516p.;
RODRIGUES, Manuel e outros (2005) - Educação para a Saúde: Formação Pedagógica de Educadores de Saúde, Coimbra, Formasau, 155p.
SANMARTIN, Hernán; PASTOR, Vicente (1984) - Salud Comunitária - Teoria y Prática, Madrid, Diaz de Santos, 355p.;
SANMARTIN, Saleras (1985) - Educación sanitária: princípios, métodos y aplicaciones, Madrid,268p.;
Método de Avaliação
Conforme Programa da UC - 100 %